Sermão do Pr. Edson Azevedo, baseado em Mateus 12:38-42, proferido do púlpito da Igreja Batista da Graça em Caruaru - PE, no culto solene do domingo, Dia do Senhor, dia 30/07/2023.
Como pregar a uma geração má e adúltera?
A geração má e adúltera é aquela composta de pessoas que não obedecem à Lei moral de Deus (por isso que é má) e deixou o “Noivo” – Jesus Cristo, indo após outro amante, o mundo.
Nos tempos de Jesus ela era caracterizada pelos fariseus escribas, que sabiam de tudo, entendiam tudo, mas não viviam nada; não conseguiam aplicar a Palavra de Deus nas suas vidas diárias. Infelizmente eles passaram, mas seus seguidores povoam as igrejas em todo o mundo, e têm como característica ouvir a Palavra de Deus, concordar com tudo, mas nada viver.
Por isso que esse texto é direcionado aos crentes que estão nas igrejas, que se enganam ao pensar que são crentes, mas não são capazes de praticar a Palavra de Deus. Jesus lhes faz veemente alerta, dizendo-lhes que se continuarem assim serão acusados e condenados no juízo final, por tanto desprezo cominado a Cristo e à sua Palavra fiel. (Pr. Edson Azevedo)
1) É preciso denunciar o seu crime, (v.38)
• Mostrando que ela está insistindo na incredulidade (v.38a)
• Mostrando que ela está desafiando Deus (v.38b)
2) É preciso tratá-la com sabedoria, (v.39-40)
• Negando-lhe o pedido direto (v.39)
• Respondendo-lhe de modo velado (final do v.39-40)
3) É preciso anunciar a ela o juízo final, (v.41-42)
• Ela será acusada e condenada pelos ninivitas (v.41)
• Ela será acusada e condenada pela rainha do Sul (v.42)
Nenhum comentário:
Postar um comentário