Sermão do Pr. Edson Rosendo, baseado em Mateus 13:1-17, proferido do púlpito da Igreja Batista da Graça em Caruaru - PE, no culto solene do domingo, Dia do Senhor, 20/08/2023.
Jesus comparou o trabalho do pregador com o do semeador, onde a pregação da Palavra funciona como o lançar da semente no solo, e o coração dos ouvintes representa o solo que vai receber a semente.
Nesse ponto Jesus mostrou que há solos que recebem a semente e são produtivos, e que há solos que recebem a mesma semente, mas nada produzem, ficando a semente sem eficácia.
Isso mostra que a mesma pregação da Palavra de Deus é eficaz para uns e ineficaz para outros; a mesma pregação pode salvar, e também condenar. Jesus ensinou na sua volta, dois estariam no campo, sendo um tomado e deixado o outro; dois estariam no moinho, sendo um tomado e deixado o outro; dois estariam numa cama, sendo um deixado e tomado o outro.
E o apóstolo afirmou que quando a pregação é proferida, ela representa cheiro de vida para uns, e a mesma pegação representa cheiro de morte para outros. Cheiro de vida para os que são salvos e cheio de morte para os que se perdem.
Que tipo de solo é o seu coração? Ouça essa pregação e reflita sobre como você tem recebido a Palavra de Deus.
Esboço do Sermão:
1) A pregação que revela e salva (v.10-11a, 12a, 16-17)
• Os salvos questionam e obtém as respostas, v.10-11a
• Os salvos recebem mais e mais, v.12a
• Os salvos são bem-aventurados, no v.16-17
2) A mesma pregação escondendo e condenando (v.11b, 12b-15)
• Os desprezadores da Palavra não são iluminados, v.11b
• Deus não lhes revela a Palavra nem os salva, v.12b-15
Nenhum comentário:
Postar um comentário