quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024

Como se Manifesta a Ignorância Acerca das Escrituras - 18/02/2024

    Sermão do Pr. Edson Azevedo, baseado em Mateus 17:9-13, proferido do púlpito da Igreja Batista da Graça em Caruaru - PE, no culto solene do domingo, Dia do Senhor, 18/02/2024.
OUVIR ou BAIXAR

ESBOÇO DA PREGAÇÃO:
Como se manifesta a ignorância acerca da escritura?
    1) Ela impede que você conheça mais da Palavra de Deus (v.9);
    2) Ela sempre lhe deixa com muitas dúvidas (v.10-12a, 13);
    3) Ela lhe conduz a matar Deus e o pregador (v.12b).


IGNORÂNCIA SOBRE AS ESCRITURAS
    Se há uma característica comum e marcante nos seres humanos, essa é a ignorância acerca da escritura. Ela é inofensiva ou perigosa? Perigosíssima, diríamos!
    Ela lhe impede de conhecer o caminho da salvação da sua alma, da sua vida, deixando-lhe fadado à perdição eterna. Ela também lhe deixa com um turbilhão de dúvidas acerca da vida, da origem da vida, do destino eterno dos homens, acerca de Deus, da razão da existência, que são questões respondidas na escritura com plena segurança e luz. E a pior de todas é que ela lhe torna num assassino, pois ao ouvir a escritura pela boca dos pregadores você se irrita, a ponto de matar o pregador no coração e, se houve oportunidade, você tira mesmo a vida dele. E não somente a vida do pregador, mas a vida do próprio Deus.
    Você duvida disso? Basta se lembrar que mataram profetas, apóstolos, mataram João Batista, inúmeros pregadores ao longo da história da igreja, e acima de todos, mataram também o Senhor Jesus Cristo, o próprio Deus. Isso acontece porque ninguém fica estacionado na relação com Deus: ou você progride ou você regride. Quando você regride, você é tomado por tal endurecimento, que chega a duvidar da existência do próprio Deus, matando-o, de tanto ódio dele, no que se constitui no maior de todos os absurdos. O texto, então, nos adverte contra todos esses perigos. (Pr. Edson Azevedo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário