segunda-feira, 8 de abril de 2024

Como Devo Tratar o Meu Irmão Que Peca - 07/04/2024

    Sermão do Pr. Edson Azevedo, baseado em Mateus 18:15-20, proferido do púlpito da Igreja Batista da Graça em Caruaru - PE, no culto solene do domingo, Dia do Senhor, 07/04/2024.

ESBOÇO da PREGAÇÃO:
Como devo tratar o meu irmão que peca?
    1) Buscando a sua reabilitação com abordagens progressivas (v.15-17a, 19)
        • Aumentando a pressão sobre ele (v.15a, 16a e 19, 17a)
        • Dosando a publicação do pecado dele (v.15b, 16b, 17a)
    2) Abandonando-o se ele resistir indefinidamente (v.17b-20)
        • Considere o desprezo com que ele tratou a igreja, (v.17b)
        • Corte a comunhão com ele, (v.17c, 19)

SÍNTESE:
    O pecado do meu irmão contra mim precisa ser tratado primeiro por mim; depois por mais dois ou três, e depois deve ser dito à igreja; em cada estágio desse, se ele ouvir a exortação e se arrepender, a disciplina terá sido encerrada
    Mas ele não atender à última instância, ele deve ser excomungado e a igreja deve abandoná-lo e cortar relações com ele. Foi esse o protocolo ordenado por Jesus para ser aplicado a um irmão que peca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário