Sermão proferido pelo Pr. Edson Rosendo, no domingo, Dia do Senhor, 30/04/2017, do púlpito da Igreja Batista da Graça em Caruaru.
ESBOÇO DA PREGAÇÃO:
TEMA: A AUTORIDADE MORAL E ESPIRITUAL DO HOMEM NO LAR
TEXTO BASE: I Coríntios 11:3
TEMPO: 1h3m
Divisão do Sermão:
1) As responsabilidades do homem como cabeça:
1) As responsabilidades do homem como cabeça:
* Ao Homem Cabe a Provisão Espiritual;
* Também Fazer a Provisão Material;
* A Responsabilidade de Restabelecer o Padrão Moral no Seu Lar.
* Também Fazer a Provisão Material;
* A Responsabilidade de Restabelecer o Padrão Moral no Seu Lar.
2) As consequências Nefastas de Uma Administração Não Bíblica:
* Morte e Destruição;
* Pecado e Morte.
________________
* Morte e Destruição;
* Pecado e Morte.
________________
REFLEXÃO: HOMENS BEM-AVENTURADOS
Uma das grandes pérolas da relação humana é a família. É por isso que a chamamos de célula-mater (matriz, raiz) da sociedade. Deus a estabeleceu no Éden, quando formou Adão e Eva e lhes deu a responsabilidade de crescer e multiplicar. Porém, não só tinham a missão de povoar a Terra, mas, como lar, possuíam tarefas peculiares que não poderiam ser negligenciadas, jamais!
Mesmo após os efeitos da Queda, Deus mantém a exigência familiar para cada membro. Aos homens, em especial, cabe a função de conduzir o lar como sacerdote (representar a família diante de Deus), profeta (representar Deus diante de sua família), provedor (suprir as necessidades da família) e protetor (colocar-se entre a família e todos que lhe quiserem machucar). Para este trabalho, os homens devem mirar em ninguém menos que o próprio Cristo, pois Ele é o nosso Sacerdote, Profeta, Provedor e Protetor.
Ver Cristo para ser um marido e pai exemplar significa reconhecer-se incapaz para esta missão à parte da graça de Deus. É olhar todos os dias para o Eterno e pedir sabedoria, por meio da Sua Palavra para conduzir o lar no temor do Senhor. É tarefa árdua e que requer humildade para admitir os erros e pedir perdão. Mas também é trabalho que deve vir acompanhado de ousadia para agir de acordo com a vontade de Deus revelada na Escritura, garantindo a felicidade do lar.
Uma geração de homens fortes e que teme a Deus, certamente ouvirá do salmista Davi o que disse quanto aos homens que se conduzem biblicamente: “Bem-aventurado aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos!”.
Oremos para que Deus dê graça abundante aos homens do Seu rebanho.
Pr. Edson Rosendo
Igreja Batista da Graça em Caruaru
Nenhum comentário:
Postar um comentário