segunda-feira, 9 de maio de 2011

As Lições da Parábola do Administrador Infiel


Trabalho Pessoal e Trabalho para o Reino
O primeiro princípio do Reino de Deus é que o súdito se compromete a tê-lo em primeiro lugar, a lhe dar a primazia sobre todas as coisas. No entanto, é justamente o princípio mais transgredido pelos súditos.
E a burla é crônica de tal maneira que forma o caráter dos filhos. Estes nascem e crescem sob a égide de que esse princípio não é importante, de fato. Em casa, observando e vivendo com os pais, os infantes não os enxergam como priorizando o Reino de Deus. Na igreja, os infantes olham para os seus professores, para os líderes, para a maioria dos membros, e também não enxergam a observância desse princípio. Por isso crescem debaixo da perspectiva de que o reino de Deus é prioritário, mas não na prática.
É por essa razão que vemos os crentes trabalharem com afinco para si e não para o reino. Vemos os crentes acordando cedo e dormindo tarde para dar mais tempo à empresa, não, porém, ao reino. Vemos estudantes se debruçarem sobre os livros, estudando horas a fio os livros de física, química, gramática, matemática, não, porém, sobre as Escrituras. Vemos as pessoas perseguindo tenazmente objetivos de produção, providenciando documentos, em filas intermináveis de banco, mas com pouca dedicação às coisas de Deus. Vemos alunos pontuais na escola, trabalhadores no serviço, juristas pontuais no tribunal, mas os membros da igreja atrasados ao culto a Deus.
Por tudo isso, Jesus acusou os crentes de serem menos dedicados ao reino do que os ímpios ao mundo. Jesus advertiu que quem não fosse fiel no pouco não seria no muito, e quem não conseguisse ser responsável sobre o pouco não seria colocado sobre o muito; que ninguém poderia servir bem a dois senhores.
Sermão do dia 08/05/2011, baseado em Lucas:16:1-13, dividido em três Pontos:
1) O Homem não Deve Trabalhar de Modo Condenável;
2) O Homem, Quando For Repreendido, Deve Tomar as Medidas Corretivas;
3) O Elogio do Patrão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário