Sermão proferido pelo Pr. Edson Rosendo, no domingo, Dia do Senhor 28/10/2018, do púlpito da Igreja Batista da Graça em Caruaru-PE, baseado em Filipenses 3:1-11
Síntese da Pregação:
Tema: Em quais obras de justiça confiar para salvação?
Texto base: Filipenses 3:1-11
Divisão:
1) Nas obras de justiça dos homens
* Seus incentivadores, v.2a;
* Sua designação, v.2b;
* Seu conteúdo, v.4-9
2) Nas obras de justiça de Jesus
* Confiar nelas é lucro, v.7;
* Confiar nelas é renunciar a tudo que seja humano, v.8;
* Confiar nelas provém da fé, v.9, 3;
* Confiar nelas é identificar-se com Cristo, v.10-11.
__________________________________________
Reflexão:
Não sois do mundo, pelo contrário, dele vos escolhi. (João 15.19)
__________________________________________
Reflexão:
Não sois do mundo, pelo contrário, dele vos escolhi. (João 15.19)
Nestas palavras, encontramos graça distinguidora e consideração discriminadora, pois algumas pessoas são feitas objetos especiais das afeições de Deus. Não tenha medo de se firmar nesta sublime doutrina da eleição. Quando sua mente estiver sobrecarregada e oprimida, você perceberá que esta verdade é um frasco de calmante.
Aqueles que duvidam das doutrinas da graça ou rejeitam-nas perdem ricos cachos de uvas; perdem os vinhos bem clarificados ou as mais ricas guloseimas. Não existe em Gileade bálsamo comparável a esta bênção. Se o mel do qual Jônatas se alimentou fez os seus olhos brilharem, ao ser apenas tocado, este é o mel que iluminará nosso coração para amar e aprender os mistérios do reino de Deus. Coma e não se preocupe em ficar cheio demais. Alimente-se continuamente, sem temor, desta iguaria especial. O alimento da mesa do Rei não prejudicará os súditos dele.
Deseje ter uma mente dilatada para que compreenda mais e mais o amor eterno, permanente e discriminador de Deus. Quando você houver atingindo as alturas da eleição, demore-se em refletir sobre a doutrina irmã da eleição - a aliança da graça. Os compromissos da aliança da graça são as estupendas muralhas de rocha por trás das quais estamos abrigados. Os compromissos da aliança da graça, juntamente com o Fiador, o Senhor Jesus, são o lugar tranquilo para repouso de espíritos temerosos.
Teu juramento, teu pacto, teu sangue, sustenta-me na enchente assoladora; e quando cede cada amparo terreal, esta tranquilidade é minha força, meu suporte celestial. Se Jesus encarregou-se de trazer-me à glória; o Pai prometeu que me daria ao Filho como parte da infinita recompensa do penoso trabalho de sua alma; então, até que Deus se torne infiel ou o Senhor Jesus deixe de ser a verdade, a minha alma está em segurança.
Após haver dançado perante a arca da aliança, Davi disse a Mical que a eleição o fez agir daquele modo. Venha, ó minha alma, exulte e alegre-se diante do Deus da graça. (C. H. Spurgeon)
Nenhum comentário:
Postar um comentário