Você é um crente verde ou um crente maduro?
Todo o cristão começa a sua escalada na fé sob a alcunha de crente infantil, que precisa de leite e tem certas características no seu comportamento e fé: ele tem muitas dúvidas, medos, manifesta ignorância sobre diversos assuntos bíblicos, principalmente aqueles que envolvem os temas da soberania de Deus; Amedronta-se facilmente com as perseguições por causa da fé, entristece-se e se apavora com aspectos que são bem comuns e fartamente anunciados nas escrituras, enfim.
O modelo bíblico é que todos esses crentes infantis avancem para um estágio de amadurecimento, no qual eles mostrarão outras marcas, passando da tristeza à alegria rapidamente, alegrando-se nas adversidades, inclusive tendo uma alegria completa, que não depende das circunstâncias exteriores. Além disso a sua confiança em Deus cresce sobremaneira, mediante uma vida de oração madura, na qual ele ora a Deus quase que exclusivamente segundo tudo quanto tem aprendido nas escrituras, desinteressando-se por pedidos comuns, pessoais, pedidos para proveito próprio, e entrando num terreno mais espiritual, onde sua preocupação é o Reino do Senhor e o seu progresso.
Como você pode ser classificado hoje? Um crente infantil ou um crente amadurecido?
Este sermão foi proferido pelo Pr. Edson Rosendo, no domingo, Dia do Senhor, 27/03/2016, do púlpito da Igreja Batista da Graça em Caruaru. Foi baseado em João 16:16-24 e foi assim dividido:
1) As marcas de um crente infantil:
* Ignorância e dúvida (v.16-17);
* Necessita de aula de recuperação (v.17-18);
* Choro e lamento (v.20a, v.21a, v.22a)
2) As marcas de um crente maduro
* Teriam alegria completa até na adversidade (v.20);
* Adquiririam conhecimento e certeza (v.23a);
* Teriam maturidade na oração (v.23-24)
Nenhum comentário:
Postar um comentário