Porém, a diferença das ações do Santo Espírito seria bem diferente entre os dois. Junto ao mundo, o Espírito Santo traria fortes convicções do pecado em que o mundo vivia atolado; Também tornaria o mundo convicto de que só em Jesus há possibilidades de salvação e justamente aquele que o mundo O rejeitava. Ainda convenceria o mundo que cometeu grande injustiça contra o Justo de Deus que, de tão Justo, foi recebido no céu, pelo Pai. E ainda tornaria o mundo convencido do juízo que o ameaça continuamente, por todos os seus pecados e transgressões para com a lei do Senhor.
Por outro lado, o Espírito agiria junto à igreja para consolá-la, para confortá-la, para guiá-la a toda a verdade, para anunciar as coisas que ainda viriam, para lhe iluminar os olhos do coração, a fim de que pudesse compreender a suprema glória de Jesus.
E assim Ele faz, continuamente, e somente a igreja do Senhor recebe as melhores pérolas que o Espírito Santo, o Espírito da verdade, derrama sobre este mundo, como Consolador eficaz que é.
Esta mensagem é do Pr. Edson Rosendo, da Igreja Batista da Graça em Caruaru, foi baseada em João 16.5-15, e assim foi dividida:
O Espírito Santo confronta o mundo:
- Convencendo-o do pecado, da justiça e do juízo
O Espírito Santo conforta a igreja
- Guiando-a a toda a verdade,
- Anunciando-lhe as coisas que virão e
- Glorificando Jesus ao iluminar a igreja)
Nenhum comentário:
Postar um comentário