quarta-feira, 19 de fevereiro de 2025

Por Que Sabemos Que Há Crentes e Descrentes na Igreja Local? 16/02/2025

    Sermão do Pr. Edson Azevedo, baseado em Mateus 25:1-13, proferido do púlpito da Igreja Batista da Graça em Caruaru - PE, no culto solene do domingo, Dia do Senhor, 16/02/2025.

Esboço do Sermão:
Por que sabemos que há crentes e descrentes na igreja local? 
 1) Porque a chamada é para todos
  ● Uns vão de forma errada (v.1, 2a, 3);
  ● Outros vão de forma correta (2b, 4).
 2) Porque eles se comportam diferentes
  ● Uns são desprevenidos (v.5-8);
  ● Outros são prevenidos (v.9).
 3) Porque os destinos deles são opostos
  ● Os conhecidos serão aprovados (v.10);
  ● Os desconhecidos serão reprovados (v.10a, 11-13).

    Jesus comparou a sua chegada a esse mundo no seu retorno a uma festa de casamento, onde muitos são convidados, mas nem todos vão preparados, segundo o requerido pelo anfitrião.
    Então, aqueles que não estiverem preparados, conforme as regras das bodas, não entrarão para participar dela, pois só entrarão aqueles que estiverem apercebidos, vivendo segundo as regras da festa.
    Isso quer dizer que na hora do seu retorno haverá crentes e descrentes participando da igreja local, todos tendo professado a fé, estando batizados, porém, uma parte mostra novidade de vida, enquanto a outra continua nas mesmas práticas pecaminosas que sempre incorreram, apenas procuram esconder dos demais, para parecer que é crente; esses não entrarão no Reino de Deus, mas antes ouvirão um sonoro “NÃO VOS CONHEÇO”.
(Pr. Edson Azevedo)

terça-feira, 18 de fevereiro de 2025

Como Cristo Tratará os Pastores na Sua Vinda - 09/02/2025

     Sermão do Pr. Edson Azevedo, baseado em Mateus 24:45-51, proferido do púlpito da Igreja Batista da Graça em Caruaru - PE, no culto solene da noite de domingo,. Dia do Senhor, 09/02/2025.
OUVIR ou BAIXAR

Esboço do Sermão: Como Cristo tratará os pastores na sua vinda?
 1) Ele recompensará os pastores fiéis:
  ● Porque os constituiu e capacitou para a tarefa (v.45-46);
  ● Promovendo-lhes dentro do reino (v.46-47).
 2) Ele condenará os pastores infiéis:
  ● Porque eles maltrataram as ovelhas do Senhor (v.48-49);
  ● Dando-lhes o mesmo destino dos condenados (v.50-51).


    Antes de subir aos céus, Jesus confiou aos pastores o seu bem mais precioso: as suas ovelhas.     Ele recomendou que os pastores tratassem muito bem as suas ovelhas, dando-lhes o sustento a seu tempo, isto, alimentando-as com a escritura sistematicamente, em todas as ocasiões.
     Porém, Ele advertiu que haverá pastores fiéis, que cumprirão à risca as suas ordens, e então serão recompensados, porque trataram as ovelhas de Cristo da melhor maneira possível, porém, haverá pastores infiéis, que desobedeceram às ordens de Cristo, ou pastores que se autoproclamaram a si mesmos, sem terem sido chamados, que igualmente trataram mal as ovelhas de Cristo. A estes últimos Cristo lhes lançará a sorte junto com os infiéis, mandando-os para o inferno, pois que enganaram as ovelhas de Cristo, negando-lhes o alimento, deixando-as famintas e maltratadas.
(Pr. Edson Azevedo)

Como Cristo dá Ênfase ao Seu Iminente Retorno? - 02/02/2025

    Sermão do Pr. Edson Azevedo, baseado em Mateus 24:32-44, proferido do púlpito da Igreja Batista da Graça em Caruaru - PE, no culto solene da noite de domingo, Dia do Senhor, 02/02/2025.
OUVIR ou BAIXAR

Esboço do Sermão: Como Cristo dá ênfase ao seu iminente retorno?
  1) Apontando a fonte que revela a proximidade do seu retorno.
   * Para saber sobre clima e estações, o homem olha para as árvores (v.32);
   * Para saber sobre o iminente retorno de Cristo o homem olha para a escritura (v.33-36).
  2) Revelando a postura dos homens no seu iminente retorno.
   * Muitos estarão desatentos e incrédulos (v.37-39);
   * Muitos estarão vigilantes (v.42-44);
   * Muitos serão salvos e muitos se perderão (v.40-41).


    No monte das Oliveiras, junto aos discípulos, Jesus os instruiu sobre a destruição iminente do templo e de Jerusalém [o surgimento de falsos cristos e falsos profetas, a grande tribulação daqueles dias, nunca dantes havida em Jerusalém], sobre os sinais que ocorreriam em todo o período dos últimos dias – os dias compreendidos entre as suas duas vindas [guerras, rumores de guerras, fome, peste, terremoto, apostasia], e sobre os sinais da sua iminente chegada [a pregação do evangelho por todo o mundo, o apagamento do sol e da lua, as forças que sustentam o cosmos se moveriam, e os astros e estrelas cairiam do firmamento].
    Ora, os salvos estão salvos eternamente, mas Cristo não quer encontra-los de qualquer jeito, mas antes quer encontra-los prevenidos, preparados, esperando-o, e para isso Ele dá as instruções de como isso será importante e necessário. 
    Você sabe como Cristo quer lhe encontrar? Para saber da resposta, ouça o sermão, aprenda e pratique.

(Pr. Edson Azevedo)

As Respostas do Homem à Plena Revelação de Deus - 26/01/2025 - Noite

     Sermão do Pr. Edson Azevedo, baseado em Apocalipse 22:10-12, proferido do púlpito da Igreja Batista Reformada em Delmiro Golveia - AL, no culto solene da noite de domingo, Dia do Senhor, 25/01/2025.
OUVIR ou BAIXAR

    A revelação que Deus dá de Si para o homem foi a sua pérola de grande valor, pois ela contém tudo quanto Deus considerou por bem que o homem conhecesse, do céu, da terra, da criação, do passado, do presente, do porvir, do pecado, da salvação, de Cristo.
    E então, para uma tão grande revelação, Deus exige do homem uma pronta resposta, uma resposta à altura do melhor daquilo que o homem pode dar, e aqui nós vemos duas respostas:
    Há daqueles que tratam a revelação de Deus como coisa sem importância, que para nada serve; estes, então, sofrem a retaliação de Deus e vão de mal a pior, crescendo sempre na maldade.
    Mas há daqueles que tratam a revelação de Deus como a pérola de grande valor, pois se desfazem de tudo quanto têm para adquirir essa pérola; esses crescem em santidade e em justiça, e por fim entrarão para a eternidade de luz.
    O que você tem feito com a plena revelação que Deus fez de Si e lhe enviou?
    (Pr. Edson Azevedo)

O Reinado Daqueles Que Nasceram de Novo - 26/01/2025 - Manhã

Sermão do do Pr. Edson Azevedo, baseado em Apocalipse 20:4, proferido do púlpito da Igreja Batista Reformada em Delmiro Golveia (AL), no culto solene da manhã de domingo, Dia do Senhor, 26/01/2025. OUVIR ou BAIXAR

    Quando Cristo salva um pecador, tira-o do reino das trevas e o transporta para o Reino da Luz. Uma vez no Reino da Luz, ele recebe um trono para reinar com Cristo desde já.
    E em que consiste esse reinado do novo cristão?
    (i) Ele passa a ser um pregador da lei de Deus, que é o meio de diagnosticar o pecado do ouvinte, a sua doença mortal; em seguida
    (ii) Ele prega o evangelho, que é o meio de tratar a doença mortal do pecador, trazendo-lhe a solução eterna; depois
    (iii) Ele reina pela intercessão, pois também recebe a função de sacerdote, para orar por todos os homens, pedindo o favor de Cristo para cada um deles;
    (iv) Ele fica sujeito à morte o dia todo, por causa da sua pregação ofensiva aos ouvidos do pecador;
    (v) Ele se torna alguém de vida santa, coerente com a lei de Deus, vivendo em obediência aos mandamentos do Senhor, imitando Cristo.
    É nisso que consiste o reinado daquele que nasceu de novo, que foi alcançado pelo favor de Cristo. Ele reina com Cristo cumprindo esses itens.

(Pr. Edson Azevedo)

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2025

Aspectos da Segunda Vinda de Cristo - 19/01/2025 (noite)

    Sermão do Pr. Edson Azevedo, baseado em Apocalipse 20>7-10, proferido do púlpito da Igreja Batista Reformada em Delmiro Gouveia - AL, no culto solene da noite de domingo, Dia do Senhor, 19/01/2025.

Esboço do Sermão:
  A segunda vinda de Cristo em Apocalipse - Ap 20.7-10
   1) A soltura de Satanás e a convocação das forças do mal (v.7-8)
   2) A guerra de Satanás contra a igreja (v.9)
   3) A condenação eterna de Satanás (v.10)

    A segunda vinda de Cristo, a sua volta, está estampada no novo testamento em diversas passagens, tanto ditas por Jesus, quanto reproduzida pelos apóstolos.
    Mas ela também se encontra em Apocalipse, e particularmente nesse livro está descrito em letras garrafais que Satanás será solto da sua prisão, que arregimentará todas as nações contra a igreja do Senhor, que literalmente lavará a igreja com um banho de sangue nunca dantes visto, porém, também está escrito que Jesus retornará em meio a essa guerra e consumirá todos os seus inimigos.
    Jesus lançará Satanás dentro do lado de fogo e enxofre, onde fará companhia à Besta e ao Falso profeta, completando a trindade satânica, e ali eles serão atormentados eternamente.
    Tudo isso acontecerá à risca, e por isso a igreja precisa estar atenta, preparada, para que ninguém seja seduzido pelo amor á própria vida, vindo a ser infiel para com Cristo. Somos chamados à morte, por causa do evangelho, e só depois teremos as recompensas eternas.
(Pr. Edson Azevedo)

terça-feira, 11 de fevereiro de 2025

Aspectos da Primeira Vinda de Cristo - 19/01/2025 manhã

    Sermão do Pr. Edson Azevedo, baseado em Apocalipse 20:1-6, proferido do púlpito da Igreja Batista Reformada em Delmiro Gouveia - AL, no culto solene da manhã de domingo, Dia do Senhor, 19/01/2025.
OUVIR ou BAIXAR

Esboço do Sermão:
A primeira Vinda de Cristo em Apocalipse - Ap 20.1-6
 1) Satanás perde o poder de impedir o evangelho às nações (v.1-3)
  * Ele teve o seu poder restringido, v.1-2
  * Ele perdeu o poder de enganar às nações, v.3
 2) O domínio da Igreja na Evangelização do Mundo (v.4-6)
  * Jesus mostrou que a igreja reina pela pregação da Palavra (v.4)
  * A igreja prega nos últimos dias para produzir novo nascimento, v.5-6


    Para além da narrativa do nascimento de Jesus conforme os evangelhos sinóticos, há também aspectos de suma importância, narrados no livro de Apocalipse, sobre a primeira vinda de Cristo, que têm passado em branco nos púlpitos das igrejas, deixando os ouvintes impedidos de ouvir e crescer no entendimento da escritura, por não ouvir tão significativos ensinos.
    Quando Cristo veio ao mundo, Ele amarrou Satanás [restringiu-lhe o poder], e então começou a saquear do seu poder todos aqueles que Ele quis saquear. E quando Ele subiu aos céus, ordenou que o seu povo pregasse a Palavra, pois é pelo ouvir da verdade que os pecadores serão salvos, ou seja, arrancados das garras de Satanás e transportados para o reino da luz.
    Os escritores sagrados alertaram a igreja de que pregasse sem cessar, como está escrito “eis agora o dia aceitável, eis agora o dia da salvação”! É certo que essa facilidade e liberdade que temos de pregar cessará, e uma grande oposição se levantará. Por isso: crentes, preguem a Palavra de Deus! Perdidos, ouçam a Palavra de Deus, pois somente nela reside o meio de salvação!
(Pr. Edson Azevedo)

Como Será a Cerimônia da Chegada de Cristo - 12/01/2025

     Sermão do Pr. Edson Azevedo, baseado em Mateus 24:29-31, proferido do púlpito da Igreja Batista da Graça em Caruaru - PE, no culto solene do Domingo, Dia do Senhor, 12/01/2025.
OUVIR ou BAIXAR

Esboço do Sermão:
Como será a cerimônia da chegada de Cristo - Mateus 24.29-31
 1) Ela começa com sinais aterradores (v.29)
 2) Ela continua com o sinal da chegada de Cristo (v.30a,31)
 3) Ela termina com a Pessoa de Cristo sendo vista por todos (v.30b)


    Jesus retornará em meio a um banho de sangue que o mundo todo estará promovendo contra a igreja; Ele interrompe essa carnificina com um tremendo cerimonial que marca a sua volta
    Primeiro o sol escurecerá, a lua não resplendecerá mais, as estrelas cairão do céu, e as forças que sustentam o cosmos se moverão, trazendo o caos às estruturas celestes
    A cerimônia continua com o surgimento no céu do sinal de Cristo, que é quando o mundo verá primeiro a comitiva que vem antecedendo Cristo
   E finalmente surgirá Cristo, visível a todos, com poder e grande glória, o Todo-Poderoso, que vem para executar o juízo final, separando as ovelhas dos bodes
   De que lado você estará? Do lado dos que encontrarão o Senhor nos ares, e integrará a comitiva de chegada, ou do lado dos que permanecerão na terra, vendo o espetáculo aterrador, e por fim sendo condenado eternamente?
(Pr. Edson Azevedo)

O Evangelho dos Falsos Cristos e dos Falsos Profetas - 05/01/2025

     Sermão do Pr. Edson Azevedo, baseado em Mateus 24:24a, proferido do púlpito da Igreja Batista da Graça em Caruaru - PE, no culto solene do domingo, Dia do Senhor, 05/01/2025.
OUVIR ou BAIXAR

Esboço do Sermão:
O Evangelho dos Falsos Cristos e Falsos Profetas - Mateus 24.24a
  1) Ele apresenta uma visão mentirosa sobre o homem caído
   * Ele escorregou, caiu, mas se levantou
   * O amor próprio indica reabilitação do homem caído
  2) Ele apresenta uma visão mentirosa de Deus com relação ao homem
   * Mostra Deus dependente do homem
   * Troca a glória de Deus pelo glamour humano
  3) Ele traz resultados nefastos para todos
   * Os prejuízos temporais
   * Os prejuízos eternos

   O evangelho da enganação invadiu a igreja praticamente em todas as partes da terra, e ele apresenta muitos cristos, apresentados por multidões de falsos profetas.
   Esse evangelho ensina tudo contrário às escrituras, e – pasmem – usando a escritura, adulterando-a, modificando-a. ele apresenta um evangelho de sucesso, de saúde, de dinheiro, tudo o que o povo quer ouvir, mas esconde o evangelho da cruz, do arrependimento, da renúncia, da morte.
   Ele promete vida no presente, e esconde a morte do futuro, e, por ensinar a soberania do homem, rebaixa Deus ao fundo do poço, e exalta o homem ao lugar do altíssimo.
   Fuja desse evangelho, já, pois ele conduz as almas para o inferno.
(Pr. Edson Azevedo)