terça-feira, 30 de julho de 2024

Toda Afronta ao Pregador Fiel Será Vingada - 28/07/2024

     Sermão do Pr. Edson Azevedo, baseado em Mateus 21:23-27, proferido do púlpito da Igreja Batista da Graça em Caruaru - PE, no culto solene do domingo, Dia do Senhor, 28/07/2024
OUVIR ou BAIXAR

Esboço do Sermão:
1) Os homens lançam afrontas contra o pregador fiel
   • Eles afrontaram Jesus (v.23);
   • Eles afrontaram João Batista (v.24-25a).
2) Deus se vinga dos afrontadores
   • Deus lhes prepara armadilhas (v.25-27a);
   • Deus os deixa na cegueira (v.27b).


Toda Afronta ao Pregador Fiel Será Vingada
    Cristo desceu do céu para fazer o bem aos homens, exclusivamente, porém, foi recebido com paus e pedras pela maioria, que estava recebendo o bem e devolvendo com o mal.
    Apesar de Cristo ter pregado e feito maravilhas como só Deus poderia ter feito, mesmo assim ele foi desacreditado, incompreendido, desprezado e afrontado em todo o seu ministério, isso pelos maiorais do Sinédrio e principais sacerdotes e escribas.
    Mas eles não fizeram isso somente com Jesus, mas com todos os pregadores fiéis, enviados pelo Senhor. Os falsos pregadores é que são louvados e seguidos por eles; os fiéis não!
    Por isso eles contaram com a vingança de Deus, pois Deus não se deixa escarnecer e se vingou deles. Assim será com todo aquele que desprezar a Palavra do Senhor, pois isso será recebido como uma afronta.
    Nesse sermão você será alertado de como proceder de modo a não afrontar o Senhor, mas antes se submeter a ele em obediência e temor.

quinta-feira, 25 de julho de 2024

Com Folhas, Porém Sem Frutos - 21/07/2024

    Sermão do Pr. Edson Azevedo, baseado em Mateus 21:18-22, proferido do púlpito da Igreja Batista da Graça em Caruaru - PE, no culto solene do domingo, Dia do Senhor, 21/07/2024.
OUVIR ou BAIXAR

Esboço do Sermão:
    1) Não basta professar a fé corretamente, é necessário praticá-la (v.18-19)
    2) Seremos inspecionados e julgados por Deus (v.19-22)


Com Folhas, Porém Sem Frutos
    Uma figueira produz frutos, e depois folhas; se tem folhas, então tem frutos. Jesus um dia buscou frutos numa figueira folhada e não os encontrou, e então amaldiçoou a figueira e ela logo murchou.
    Assim também são os crentes que professam a fé, batizam-se, leem a bíblia, oram, são pontuais aos cultos, são dizimistas, mas nunca experimentaram mudança de vida, nunca se arrependeram dos pecados; não mostram amor, não têm domínio próprio, misericórdia, benignidade, não andam com Deus, não são habitados pelo Espírito do Senhor, mas têm uma vida na igreja e outra diferente nas demais atividades e ambientes.
    Essas pessoas nunca souberam o que é o novo nascimento, mas imaginam que ser cristão é somente ter uma religião do lado de fora, sem uma transformação no íntimo.
    Nesse sermão o texto vai nos mostrar que isso não é possível. Ouça com atenção, medite e peça misericórdia a Deus.

terça-feira, 16 de julho de 2024

Com Que Propósito Você Vai a Cristo? 14/07/2024

    Sermão do Pr. Edson Azevedo, baseado em Mateus 21:14-17, proferido do púlpito da igreja Batista da Graça em Caruaru - PE, no culto solene do domingo, Dia do Senhor, 14/07/2024.
OUVIR ou BAIXAR

Esboço do Sermão:
Com que propósito você vai a Cristo?
1) Os necessitados e humildes vão para receber a cura (v.14)
   • Os cegos buscam luz;
   • Os coxos buscam mobilidade.
2) Os suficientes e orgulhosos vão para criticá-lo (v.15-16a)
   • Eles se indignam contra Jesus;
   • Eles questionam a Jesus.
3) Os pequeninos e crianças de peito vão para louvá-lo (v.16b, 16c)
   • Eles são infantes na fé ou na idade;
   • Eles são despertados por Deus para louvá-lo.


Com Que Propósito Você Vai a Cristo?
    Todos recebem boas coisas de Cristo e todos buscam Cristo para receber alguma coisa.
    Alguns o buscam para receber bens materiais, curas, casamentos, empregos, comida, isto é, bens e valores que servem apenas para esta vida. São poucos os que buscam Cristo para obter bens eternos.
    Isso prova o quanto os homens são imediatistas e materialistas, com os olhos postos somente nos bens desta vida, quando Cristo já nos disponibilizou toda sorte de bens espirituais.
    Um dia cegos e coxos procuraram Jesus para serem curados; sacerdotes e levitas procuraram Jesus para repreendê-lo, criticá-lo, e se possível matá-lo; mas outros o buscaram para louvá-lo como Deus. Somente estes últimos receberam bênçãos eternas, bênçãos que servem para o tempo e para a eternidade
    Com que propósito você tem buscado a Cristo?

segunda-feira, 1 de julho de 2024

Como Jesus Mostrou o Seu Zelo Pelo Culto - 30/06/2024

     Sermão do Pr. Edson Azevedo, baseado em Mateus 21:12-13, proferido do púlpito da Igreja Batista da Graça em Caruaru – PE, no culto solene do domingo, Dia do Senhor, 30/06/2024.

OUVIR ou BAIXAR

Esboço da Pregação
Como Jesus mostrou o seu zelo pelo culto
 1)Punindo severamente os transgressores do culto.
  • Expulsou do templo os transgressores (v.12a);
  • Desfez as atividades ilícitas (v.12b).
 2) Reafirmando a santidade do culto.
  • Ao relembrar o propósito divino para o templo (v.13a);
  • Ao denunciar o contraste promovido pelos irreverentes adoradores (v.13b).

Como Jesus mostrou o seu zelo pelo culto

    Na sua última semana na terra, Jesus entrou no templo em Jerusalém e encontrou um comércio ilícito sendo praticado no recinto sagrado; Jesus, então, expulsou os transgressores e acabou com as atividades ilícitas ali, acusando os responsáveis de transformar a Casa de Oração num covil de bandidos.
    Ora, se Jesus teve zelos por uma Casa de tijolos e pedras que em quatro dias prescreveria [com a sua morte, o templo perdeu totalmente a sua utilização], muito mais zelos Ele tem pela igreja, o templo do Espírito Santo, por cada crente, habitação do Espírito.
    Se a casa de tijolos e pedra era temporal, e Ele teve um zelo estremo, muito mais Ele o terá pelo templo eterno, a igreja, você, cristão.
    Por isso, saiba que Jesus não hesitará em aplicar o azorrague em você, caso seja necessário, tudo para lhe purificar, pois, custe o que custar, você, cristão, será purificado, como templo de Deus que é.