quarta-feira, 27 de março de 2024

Os Prejuízos Provocados Pelo Escândalo - 24/03/2024

    Sermão do Pr. Edson Azevedo, baseado em Mateus 18.6-9, proferido do pulpito da Igreja Batista da Graça em Caruaru - PE, no domingo, Dia do Senhor, 24/03/2024.

Esboço da Pregação:
    1) Quando o escândalo é provocado pelo crente (v.6)
        * Ele faz tropeçar um irmão (v.6a)
        * Ele atrai severa punição sobre quem o provoca, (v.6b)
    2) Quando o escândalo é provocado pelo incrédulo (v.7)
        * Ele faz tropeçar o próximo, (v.7a)
        * Ele atrai os ais do inferno sobre quem o provoca, (v.7b)
    3) Conclusão (v.8-9)


SÍNTESE:
    Escandalizar é colocar tropeço no caminho do próximo, trazendo-lhe profunda decepção, a ponto de desviá-lo de vez do caminho por onde seguia.
    Isso pode ser provocado por um cristão contra outro cristão, e pode ser provocado por um cristão contra um incrédulo. Quando um cristão provoca um escândalo, Jesus o alertou que mil vezes preferível que ele sofresse a morte mais agonizante que havia, quando se amarrava uma corda ao pescoço, estando a outra extremidade presa a uma pesada pedra, e ser esse conjunto lançado nas profundezas do mar, do que ser pivô de um escândalo.
    Mas também Jesus alertou que um ímpio malicioso pode fazer tropeçar outro ímpio, este sendo de boa fé, ingênuo. Pode ser um pai que leva o seu filho de 13 anos ao prostíbulo, “para esse menino deixar de ser tolo”, ou a mãe que deixa a filha menor de idade andar nua, exibindo-se aos homens, para ser iniciada sexualmente, ou pode ser os colegas de trabalho que seduzem a virgem recatada e tímida, ou os colegas de trabalho que induzem o colega ao furto, associando-se com eles para roubar o patrão. Ou ainda – o pior caso – em que o ímpio alicia um cristão [um dos amados do Senhor] para praticar o mal. Jesus alerta a esses que sofrerão duplamente os ais do inferno, sendo o primeiro ai porque já vai para o inferno, e o segundo ai porque fez tropeçar alguém que não tinha anteriormente práticas erradas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário