quarta-feira, 27 de março de 2024

Os Prejuízos Provocados Pelo Escândalo - 24/03/2024

    Sermão do Pr. Edson Azevedo, baseado em Mateus 18.6-9, proferido do pulpito da Igreja Batista da Graça em Caruaru - PE, no domingo, Dia do Senhor, 24/03/2024.

Esboço da Pregação:
    1) Quando o escândalo é provocado pelo crente (v.6)
        * Ele faz tropeçar um irmão (v.6a)
        * Ele atrai severa punição sobre quem o provoca, (v.6b)
    2) Quando o escândalo é provocado pelo incrédulo (v.7)
        * Ele faz tropeçar o próximo, (v.7a)
        * Ele atrai os ais do inferno sobre quem o provoca, (v.7b)
    3) Conclusão (v.8-9)


Os Prejuízos Causados Pelo Escândalo
    Escandalizar é colocar tropeço no caminho do próximo, trazendo-lhe profunda decepção, a ponto de desviá-lo de vez do caminho por onde seguia.
    Isso pode ser provocado por um cristão contra outro cristão, e pode ser provocado por um cristão contra um incrédulo. Quando um cristão provoca um escândalo, Jesus o alertou que mil vezes preferível que ele sofresse a morte mais agonizante que havia, quando se amarrava uma corda ao pescoço, estando a outra extremidade presa a uma pesada pedra, e ser esse conjunto lançado nas profundezas do mar, do que ser pivô de um escândalo.
    Mas também Jesus alertou que um ímpio malicioso pode fazer tropeçar outro ímpio, este sendo de boa fé, ingênuo. Pode ser um pai que leva o seu filho de 13 anos ao prostíbulo, “para esse menino deixar de ser tolo”, ou a mãe que deixa a filha menor de idade andar nua, exibindo-se aos homens, para ser iniciada sexualmente, ou pode ser os colegas de trabalho que seduzem a virgem recatada e tímida, ou os colegas de trabalho que induzem o colega ao furto, associando-se com eles para roubar o patrão. Ou ainda – o pior caso – em que o ímpio alicia um cristão [um dos amados do Senhor] para praticar o mal. Jesus alerta a esses que sofrerão duplamente os ais do inferno, sendo o primeiro ai porque já vai para o inferno, e o segundo ai porque fez tropeçar alguém que não tinha anteriormente práticas erradas.

Como Ser Grande Dentro do Reino de Deus - 17/03/2024

    Sermão do Pr. Edson Azevedo, baseado em Mateus 18:1-5, proferido do púlpito da Igreja Batista da Graça em Caruaru - PE, no culto solene do domingo, Dia do Senhor, 18/03/2024.

ESBOÇO DA PREGAÇÃO:
Como ser grande dentro do Reino de Deus (Mt.18:1-5)
    1) Reconhecendo a grandeza de Jesus (v.1)
        - Ele é o Maior
        - Ele é incomparável
    2) Seguindo as instruções do Senhor (v.2-5)
        - Buscando o arrependimento contínuo
        - Buscando a simplicidade
        - Valorizando os irmãos simples

Como Ser Grande Dentro do Reino de Deus
    No reino do mundo funciona o reconhecimento, a honra ao mérito, o elogio, a glória, a fama, o prestígio, porém, no reino de Deus as coisas não caminham por essa direção. No Reino de Deus, quanto menor você for, maior será no Reino.
    Os homens, caídos pela sedução da serpente, porque queriam ser iguais a Deus, ao serem chamados para o Reino de Deus, devem entender de imediato que não há glória nesse reino senão para Cristo; somente Ele é o detentor da glória, e mais ninguém.
    Estar dentro do Reino de Deus e desejar glória, reconhecimento, grandeza, postos, fama, prestígio, é se colocar na rota de colisão com a disciplina, pois é preciso ser simples, acolher os simples e se arrepender diariamente dos pecados, numa conversão contínua.
    Essas são as características do Reino, e então as recomendações de quem deseja crescer dentro dele.

quarta-feira, 13 de março de 2024

Como Viver Uma Vida Sem Provocar Escândalos? 10/03/2024

    Sermão do Pr. Edson Azevedo, baseado em Mateus 17:24-27, proferido do púlpito da Igreja Batista da Graça em Caruaru - PE, no culto solene do domingo, Dia do Senhor, 10/03/2024.

Esboço da Pregação:
Como viver uma vida sem provocar escândalos?
 1) Identifique assuntos pequenos que podem escandalizar (v.24-26);
 2) Conte com a ajuda de Deus (v.27).

Como Viver Uma Vida Sem Provocar Escândalos?
    O escândalo dentro do Reino de Deus é um ato que produz prejuízos sem conta, pois desvia muitas pessoas da fé, daí que todo cristão precisa ter o máximo cuidado para não ser pivô de algum escândalo.
    Para isso, ele precisa estar atento e vigilante para identificar assuntos, atos, palavras, gestos, todos de pequena monta, mas que têm alto poder de escandalizar. Se o assunto for secundário, sem importância, então assuma o ônus, o prejuízo, e perca as palavras, perca dinheiro, perca a guerra, pois o prejuízo é assimilável.
    Porém m, em assuntos fundamentais da fé cristã, não se dobre, não se cale, mas fale corajosamente, mesmo que muitas pessoas deem as costas e se afastam da fé.
    E para viver uma vida sem escândalos, você precisa confiar em Deus, que age até milagrosamente para que você não seja pivô de algum escândalo, que venha a prejudicar o reino e muitas pessoas.
    É esse tema que o texto nos ensina nesta oportunidade.

segunda-feira, 4 de março de 2024

O Anúncio de Três Dias e Três Fatos Impactantes - 03/03/2024

    Sermão do Pr. Edson Azevedo, baseado em Mateus 17:22-23, proferido do púlpito da Igreja Batista da Graça em Caruaru - PE, no culto solene do domingo, Dia do Senhor, 03/03/2024.

Esboço da Pregação:
   O anúncio de três dias e três fatos impactantes. (Mateus 17.22-23)
        1) O primeiro dia: os ímpios matam Deus (v.22-23a);
        2) O segundo dia: os cristãos sofrem a morte de Deus (v.23c);
        3) O terceiro dia: Deus ressuscita dentre os mortos (v.23b).


O Anúncio de Três Dias e Três Fatos Impactantes
    Perto do fim do seu ministério na terra, Jesus reuniu os seus doze discípulos, num Retiro na Galileia, e passou um tempo exclusivamente com eles, para lhes dar instruções de modo particular, concentrado, sobre três fatos importantes que aconteceriam em pouco tempo, em três dias diferentes.
    O primeiro seria o dia em que os homens matariam a Deus, pois Jesus seria entregue nas mãos dos pecadores e eles o matariam.
    O segundo dia seria o dia da tristeza, por causa desse evento, na verdade, desde esse anúncio da sua morte que os discípulos já entraram em tristeza. Porém, foi no dia imediato ao da sua morte que a tristeza bateu mais forte.
    E o terceiro dia seria o dia da ressurreição, o acontecimento mais glorioso de toda a história humana, quando Cristo selou a obra da Redenção e autenticou toda a obra da salvação.
    Aprenda, então, quais foram esses três dias e quais fatos se sucederam neles, para que a sua fé se fortaleça mais e mais. (Pr. Edson Azevedo)