segunda-feira, 22 de maio de 2017

Os Falsos Mestres, Suas Características e Punições - Parte II - 14/05/2017

     Sermão proferido pelo Pr. Edson Rosendo, no domingo, Dia do Senhor, 14 de maio de 2017, do púlpito da Igreja Batista da Graça em Caruaru-PE.

OUVIR ou BAIXAR


Síntese do Sermão:
Tema:
Os Falsos Mestres, Suas Características e Punições - Parte II
Texto base: 2 Pedro 2:10b-22
Tempo: 49:55h

     1) Eles são transgressores da lei de Deus
          * Ao transgredir o quinto mandamento;
          * Ao transgredir o sexto mandamento;
          * Ao transgredir o sétimo mandamento;
          * Ao transgredir o oitavo mandamento;
          * Ao transgredir o nono mandamento;
          * Ao transgredir o décimo mandamento.

     2) Eles serão punidos fortemente
          * Serão punidos ainda em vida;
          * Serão punidos no porvir.
_____________________________________________

Reflexão: Santidade Sem a Qual Ninguém Verá o Senhor 
     Ser libertos por Cristo da escravidão do pecado nos torna cientes de que não pertencemos ao reino do mundo. Não sendo deste mundo, aguardamos ansiosamente pela Pátria Celeste, a Nova Jerusalém que desceu do céu. Reconhecemos que somos peregrinos aqui na terra e que a nossa cidadania é em um mundo porvir, livre de todos os sofrimentos e aflições que passamos por aqui. 
     Mas, algumas vezes nos esquecemos de que se somos, de fato, cidadãos do céu, precisamos demonstrar digno proceder já neste mundo. É viver com os olhos postos em Cristo mesmo que tudo o mais esteja um caos, sempre dando testemunho da Esperança que há em nós. 
     Que sejamos alertados pelas solenes palavras do Pr. Thomas Brooks (1866): “Oh, Senhores, não enganem a sua própria alma! A santidade é absolutamente necessária; sem ela, vocês jamais verão o Senhor (2 Ts 1.8-10). 
     Não é absolutamente necessário que você seja importante ou rico neste mundo, mas é absolutamente necessário que você seja santo; não é absolutamente necessário que você tenha saúde, força, amigos, liberdade, vida; mas é absolutamente necessário que você seja santo. Um homem poderá ver o Senhor sem que tenha prosperidade terrena, mas ele jamais verá o Senhor, a menos que seja santo. Um homem pode ir para o céu, para a felicidade, sem que tenha honra e glórias terrenas, mas jamais poderá ir para o céu, para a felicidade, sem santidade. Se não houver santidade aqui, não haverá céu na vida futura. “Nela, nunca jamais penetrará coisa alguma contaminada” (Ap 21.27). 
     No final, Deus fechará as portas da glória para todo aquele que não tiver pureza de coração”.
Pr. Edson Rosendo
Igreja Batista da Graça em Caruaru-PE

quinta-feira, 18 de maio de 2017

Os Falsos Mestres, Suas Características e Punições - Parte 1 - 07/05/2017

     Sermão proferido pelo Pr. Edson Rosendo, no dia do Senhor, 07/05/2017, do púlpito da Igreja Batista da Graça em Caruaru.

OUVIR ou BAIXAR

SÍNTESE DO SERMÃO:
Tema: Os Falsos Mestres, Suas Características e Punições
Texto base: 1 Pedro 2:1-10
Tempo: 57:58m

Divisão do Sermão:
     1) Quais são as suas características?
          * Eles ensinam heresias;
          * Eles negam Jesus;
          * Eles prejudicam o povo;
          * Eles aviltam o cristianismo.
     2) Sua punição
          * Será repentina - está determinada;
          * Será pontual.
______________________________________________

REFLEXÃO: A ELE HONRA, GLÓRIA E LOUVOR
     Deus é Senhor. Supremo Rei, Criador e Governador de todas as coisas. Ele habita num alto e sublime trono e a Sua majestade se eleva até os céus. Grande é a Sua fidelidade. 
     Mas, mesmo com toda Sua imponência, Ele é também um Deus pessoal, isto é, um Deus que habita com o contrito e abatido de espírito. Ele é Jesus Cristo, o nosso Deus-Homem. A glória perfeita que habita em nós pelo Espírito Santo, o Pai que nos protege e disciplina com Seu grande amor. 
     Podemos nos dirigir a Ele em nossas orações, derramando todo nosso ser Àquele que nos criou, conhece a nossa estrutura e sabe que somos pó. Nenhum outro deus é como o nosso Deus, que se tornou Homem, padeceu as nossas dores e sabe melhor do que nós mesmos a profundidade dos nossos anseios e a necessidade que temos dEle. 
     Não há melhor amigo a quem podemos recorrer por meio da oração e de quem podemos obter consolo por meio de Sua Santa Palavra. Por tudo que Ele é e por tudo que Ele faz por nós e em nós, nenhuma palavra deste mundo será suficiente para expressar a nossa gratidão e a glória que Lhe é devida. 
     Que o mundo conheça o nosso Deus-Homem, Jesus Cristo, de nosso proceder e de nosso pregar. 
     Que os nossos lábios louvem-No continuamente pelos Seus poderosos feitos e que toda honra, glória e louvor sejam dados somente a Ele, pelos séculos dos séculos. Amém!
Pr. Edson Rosendo
Igreja Batista da Graça em Caruaru-PE

A Autoridade Moral e Espiritual do Homem no Lar - 30/04/2017

     Sermão proferido pelo Pr. Edson Rosendo, no domingo, Dia do Senhor, 30/04/2017, do púlpito da Igreja Batista da Graça em Caruaru.

OUVIR ou BAIXAR

ESBOÇO DA PREGAÇÃO:
TEMA: A AUTORIDADE MORAL E ESPIRITUAL DO HOMEM NO LAR
TEXTO BASE: I Coríntios 11:3
TEMPO: 1h3m


     Divisão do Sermão:
          1) As responsabilidades do homem como cabeça:
               * Ao Homem Cabe a Provisão Espiritual;
               * Também Fazer a Provisão Material;
               * A Responsabilidade de Restabelecer o Padrão Moral no Seu Lar.
          2) As consequências Nefastas de Uma Administração Não Bíblica:
               * Morte e Destruição;
               * Pecado e Morte.
________________

REFLEXÃO: HOMENS BEM-AVENTURADOS
     Uma das grandes pérolas da relação humana é a família. É por isso que a chamamos de célula-mater (matriz, raiz) da sociedade. Deus a estabeleceu no Éden, quando formou Adão e Eva e lhes deu a responsabilidade de crescer e multiplicar. Porém, não só tinham a missão de povoar a Terra, mas, como lar, possuíam tarefas peculiares que não poderiam ser negligenciadas, jamais! 
     Mesmo após os efeitos da Queda, Deus mantém a exigência familiar para cada membro. Aos homens, em especial, cabe a função de conduzir o lar como sacerdote (representar a família diante de Deus), profeta (representar Deus diante de sua família), provedor (suprir as necessidades da família) e protetor (colocar-se entre a família e todos que lhe quiserem machucar). Para este trabalho, os homens devem mirar em ninguém menos que o próprio Cristo, pois Ele é o nosso Sacerdote, Profeta, Provedor e Protetor. 
     Ver Cristo para ser um marido e pai exemplar significa reconhecer-se incapaz para esta missão à parte da graça de Deus. É olhar todos os dias para o Eterno e pedir sabedoria, por meio da Sua Palavra para conduzir o lar no temor do Senhor. É tarefa árdua e que requer humildade para admitir os erros e pedir perdão. Mas também é trabalho que deve vir acompanhado de ousadia para agir de acordo com a vontade de Deus revelada na Escritura, garantindo a felicidade do lar. 
     Uma geração de homens fortes e que teme a Deus, certamente ouvirá do salmista Davi o que disse quanto aos homens que se conduzem biblicamente: “Bem-aventurado aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos!”. 
     Oremos para que Deus dê graça abundante aos homens do Seu rebanho.
Pr. Edson Rosendo

Igreja Batista da Graça em Caruaru