Deus elegeu doze homens para estarem com Jesus, a partir de pessoas comuns dentre os judeus, com poucos destaques. Eles permaneceram três anos com Jesus, de dia e de noite, ouvindo os ensinos e as pregações e vendo os sinais e milagres que Ele realizava.
Depois que Jesus foi assunto ao céu, eles ficaram com a responsabilidade de escrever todas as palavras de Jesus e narrar todos os milagres que Ele realizou e que estivessem nos desígnios de Deus registrar. Para isso eles foram conduzidos pelo Espírito Santo que os guiou a toda a verdade, fazendo-os lembrar de tudo quanto Jesus fez e ensinou. O conteúdo dos seus escritos ficou conhecido como “a doutrina dos apóstolos” que foram juntados à escritura pelo Espírito Santo, constituindo o novo testamento.
Depois disso, eles foram sendo chamados ao céu, cada um a seu tempo, porém, nas mãos da igreja ficaram as escrituras de Deus, sendo a sua bússola, o seu refrigério, a sua luz, a sua sombra, o seu alimento, a sua regra de fé e prática.
Por todo esse trabalho, por toda essa instrumentalidade nas mãos de Deus, os apóstolos foram grandemente abençoados e guardados por Jesus, pela grande importância que eles tiveram no plano de Deus, para escreverem o novo testamento.
--------------
Sermão proferido pelo Pr. Edson Rosendo, do púlpito da Igreja Batista da Graça em Caruaru, do domingo, Dia do Senhor, 17/04/2016. Foi baseado em João 17:6-19 e foi dividido em três pontos:
* Jesus lhes revelou o Pai;
* Jesus reafirmou a sua condição de Filhos de Deus;
* Jesus Se revelou a eles como o Messias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário