terça-feira, 23 de abril de 2013

Os Instrumentos Para Conquista do Reino


     Este sermão foi proferido pelo Pr. Edson Rosendo, do Púlpito da Primeira Igreja Batista em Caruaru, no domingo, Dia do Senhor 07/04/2013. Foi baseado em Deuteronômio 4:1 e foi dividido em duas partes:

     I O Primeiro Instrumento Para Conquistar o Reino de Deus é: Ouvir
     II O Segundo Instrumento Para Conquistar o Reino de Deus é: Obediência

_________________________________________________________

A Conquista do Reino

Deus prometeu a Abraão a terra, mas ele teria que percorrê-la, conquistá-la. Josué entrou na terra com o povo, mas teve imenso trabalho em iniciar a tomada da mesma. Davi prolongou as fronteiras, tornando-se o maior conquistador de Israel. Antes de entrar na terra, Deus deu os instrumentos da conquista, as ferramentas para a tomada: a obediência à lei, a suficiência da Escritura, o ódio pela idolatria – eram as armas com as quais Israel conquistaria o reino, a terra, delimitada em seu perímetro pelo próprio Deus.
Nós também precisamos conquistar o reino, mas outro reino, o reino espiritual, cuja terra da antiga aliança funcionava como um modelo. Ingressamos no reino de Deus pela graça, por meio da fé em Cristo, e não mais pela descendência natural de Abraão, mas pela espiritual, pois Abraão é o pai de todos os que crêem.
Uma vez no reino de Deus, precisamos conquistá-lo, e isto exige esforço em estudar a Escritura a fim de entendê-la. Exige duras lutas em oração, a fim de ganharmos intimidade com o Pai e amadurecermos como crentes fiéis. Exige grande esforço em cultuar a Deus do modo como Ele prescreveu, vencendo as nossas opiniões pessoais, os nossos conceitos humanistas e estabelecendo as regras das sagradas Escrituras.
A conquista do reino de Deus nos é imposta mediante uma vida missionária, onde arduamente nos equipamos com as armas corretas para guerrear contra o reino das trevas, conquistando os homens ímpios, pregando-lhes a Palavra da salvação e trazendo-os das trevas para a luz. Nesse mister, excelente manuseio das Escrituras nos é exigido, a fim de respondermos de forma hábil a todo aquele que nos pedir a razão da nossa esperança.
Nenhum preguiçoso em estudar as Escrituras conquistará o reino. Nenhum negligente em oração avançará um palmo na conquista do reino de Deus. Nenhum profano conseguirá percorrer sequer uma polegada na direção da santidade de vida. Nenhum relapso conseguirá pregar as boas novas do evangelho sequer às pessoas de casa.
Quando a Escritura nos diz que o reino de Deus é tomado por esforço, ela está nos exortando gravemente a não tomarmos em vão a graça de Deus, antes nos incentiva a desenvolvermos nossa salvação com temor e tremor, pois Deus está diretamente envolvido na fiscalização dessa atividade. E nessa lide não teremos desculpas, pois todas as coisas que nos conduzem à vida e à piedade já nos foram dadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário