quinta-feira, 3 de março de 2011

A Importância Crucial da Autonegação

      Então disse Jesus aos seus discípulos:
Se alguém quiser vir após mim,
renuncie-se a si mesmo,
tome sobre si a sua cruz,
e siga-me;
      A primeira exigência feita por Jesus para os que querem segui-lo é a autonegação. Negar-se a si mesmo é a deposição da própria pessoa, do próprio ser, do próprio eu. É a negação da própria vida e tudo que ela representa. Segundo um pastor puritano, são pouquíssimas as pessoas que sabem o que isso significa, o que isso quer dizer, em que isso implica. Principalmente porque vivemos dias de glorificação do homem, dias em que todas as ciências, meios, mídia, ovacionam o homem, as suas necessidades, as suas soluções.
      As ciências humanas têm como objetivo elevar a auto-estima, o valor pessoal, recuperar o amor próprio de cada pessoa. Tudo quanto for contrário a isso deve ser considerado abjeto, maldito, indesejável. Pois essa é a grande questão: tudo quanto o mundo procura exaltar no homem, Jesus exige que seja anulado. As ciências humanas considerariam a autonegação como o absurdo maior, o veneno mortal para o ser, para o eu, o espezinhamento, a desvalorização e a humilhação do ser mais elevado da existência – o homem. A autonegação seria o fim da psicologia, da sociologia e de todas as 'gias' criadas pelo homem. A autonegação seria o fim de todo sistema humanista, de todos os propósitos capitalistas, de qualquer sistema político. A autonegação é o destronar-se a si mesmo, é o negar-se a própria vontade, é o negar-se os próprios desejos, é negar-se a própria vida. A preciosa vida, a exuberante existência, com toda a sua magia, perde seu valor, perde sua importância diante de um valor mais alto que se levanta – Jesus Cristo. Negar-se a si mesmo é sair do trono e entregá-lo a outro, de mão beijada, tornando-se servo deste, sem resistências, sem discussão, com perda da vontade, com perda dos propósitos, com perda da importância pessoal, com perda dos prazeres, da vida. Negar-se a si mesmo é tornar-se servo, escravo, o mais desclassificado dos tais. É essa a primeira exigência para os que querem seguir a Cristo.
      Sermão do domingo, Dia do Senhor, 27 de fevereiro de 2011, proferido pelo Pr. Edson Rosendo, baseado em Mateus 16:24, dividido em 2 pontos que respondem à seguinte pergunta:
            Em que consiste a autonegação?
               1) Consiste em negar as coisas de se ama;
                  2) Consiste em negar-se a si mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário