segunda-feira, 7 de abril de 2025

As Terríveis Consequências da Avareza - 06/04/2025

    Sermão do Pr. Edson Rosendo de Azevedo, baseado em Mateus 26:14-16, proferido do púlpito da Igreja Batista da Graça em Caruaru - PE, no culto solene do domingo Dia do Senhor, 06/04/2025.

Esboço do Sermão: As terríveis consequências da avareza
 1) O avarento se torna capaz de vender Deus
  * A sua avareza é o fator decisivo nessa venda (v.14-15a);
  * A sua avareza lhe engana com o “sucesso” da venda (v.15b).
 2) O avarento se empenha por consumar a venda
  * Ele não se arrepende antes de consumar o crime (v.16);
  * Ele calcula meticulosamente o instante de consumar a traição (v.16).


    A avareza é a prática de acumular dinheiro, que atenta contra a ordem que Jesus deu de “não acumular tesouros onde a traça e a ferrugem consome, e onde os ladrões escavam e roubam”.
    O mundo vive na dimensão materialista, e só enxerga ela, posto que está morto espiritualmente, e assim o único objetivo é ter, que deriva no acumular; então, ricos e pobres se atiram numa luta desenfreada para acumular, tornando-se egoístas, centralizadores, ladrões, frios, sem misericórdia alguma, porque distribuir ou dar atentam contra o princípio do acumular.
    E essa busca pelo ter é tão frenética que o avarento faz qualquer coisa para conseguir os seus intentos, como vender a própria mãe, arrancar crianças de mulheres grávidas para vendê-las a traficantes humanos e, pasmem, ele vende até o próprio Deus, como foi o caso de Judas Iscariotes; só que o avarento tem como destino final o inferno
    Deseja aprender mais sobre esse terrível mal que assola o mundo?
Pr. Edson Azevedo

O Que a Vida de Um Cristão Fiel Nos Ensina? 30/03/2025

    Sermão do Rev. Edson Azevedo, baseado em Mateus 26:6-13, proferido do púlpito da Igreja Batista da Graça em Caruaru - PE, no culto solene do domingo, Dia do Senhor, 30/03/2025.

Esboço do Sermão: O que a vida de um cristão fiel nos ensina?
 1) Que ele dá o seu melhor a Jesus
  * Vivendo em comunhão com Cristo (v.6-7a);
  * Materializando a sua gratidão a Cristo (v.7b).
 2) Que ele enfrenta duras críticas
  * De cristãos que não priorizam Cristo (v.8);
  * De cristãos hipócritas (v.9).
 3) Que ele é abençoado por Jesus
  * Ao ser defendido por Cristo (v.10-11);
  * Ao ter o seu ato perpetuado por Cristo (v.12-13).

    Um dia, há dois mil anos, houve um jantar numa vila atrasada de Israel, à luz e velas, onde estavam presentes algumas pessoas, entre elas um homem curado de lepra e outro que fora ressuscitado depois de quatro dias sepultados. Estava também presente uma mulher, salva por Cristo e irmã do ressuscitado, que praticou uma ação para com Cristo que, de tão sublime, magnífica, esplêndida, incomparável, impactou profundamente a Jesus.
    Mesmo tendo feito esse ato glorioso para com Jesus, ela foi duramente criticada por quem deveria fazer o mesmo, e muito mais, o que motivou a intervenção imediata de Jesus, defendendo publicamente aquela mulher, e associando o ato dela à pregação do evangelho a todo mundo, de tão extraordinário que Jesus avaliou o que ela fez.
    E Jesus perpetuou o ato daquela mulher para que servisse de exemplo para todos os cristãos a posteriori, para que todos a imitassem, como padrão de ação para com Deus;
Pr. Edson Azevedo