segunda-feira, 23 de dezembro de 2024

Quais São os Sinais Para a Volta de Cristo? 1ª Parte - 22/12/2024

    Sermão do Pr. Edson Azevedo, baseado em Mateus 24:3-14, proferido do púlpito da Igreja Batista da Graça em Caruaru – PE, no culto solene do domingo, Dia do Senhor, 22/12/2024.
OUVIR ou BAIXAR:

Esboço do Sermão:
Quais são os sinais para a volta de Cristo? (1ª Parte)
   1) Os sinais contínuos, em todo o tempo (v.3-8)
     ● Na igreja: surgimento de falsos Cristos e falsos profetas (v.4-5,11);
     ● No mundo: guerras, fome, terremotos (v.6-8).
   2) Os sinais específicos, na iminência da volta de Cristo (v.9-10,12-14)
     ● Guerra do mundo contra a igreja (v.9);
     ● Grandes problemas na igreja (v.10,12);
     ● Perseverança da igreja fiel (v.13-14).

    Quando Jesus disse que o templo seria destruído, os discípulos ficaram confusos, e logo trataram de perguntar a Jesus quando se dariam essas coisas, e que sinais haveria da sua volta
    Jesus respondeu dizendo que haveria sinais continuamente, em todo o tempo da história da igreja, todos prenunciando a sua volta, porém, esses sinais contínuos seriam apenas o começo das dores, semelhante a uma mulher que vai dar à luz
    Porém, ele anunciou outro grupo de sinais, mais específicos, que se dariam quando da sua iminente volta, e gora semelhante a uma mulher já dando à luz a criança
    Uma coisa, porém, Jesus advertiu os cristãos: que eles atentassem para as suas palavras, e não se deixassem enganar, pois as armadilhas seriam numerosas. Esteja também atento!
    Sermão do Pr. Edson Azevedo, baseado em Mateus 24:1-2, proferido do púlpito da Igreja Batista da Graça em Caruaru – PE, no culto solene do domingo, Dia do Senhor, 15/12/2024.
OUVIR OU BAIXAR

Esboço do Sermão:
Qual a importância e vigência do templo?
   1) O templo na antiga aliança.
   2) O templo na nova aliança.

    A presença de Deus entre o seu povo durante a história da salvação foi marcada por várias figuras: primeira, o tabernáculo, que era o templo móvel, posto que o povo de Israel caminhava pelo deserto; segunda, ao chegar à terra de Sião, o templo móvel foi trocado pelo templo fixo, o do monte Sião; eles representavam a presença de Deus entre o seu povo
    Mas tarde veio Emanuel, Deus conosco, Deus em carne e osso, e o templo já pode prescrever, não, porém, enquanto Jesus não morrer na cruz e decretar a aposentadoria do altar e do templo, pois o Cordeiro morreu de uma vez por todas
    Depois que subiu aos céus, a presença de Cristo ficou na igreja, e na vida de cada cristão. Portanto, onde estiver um cristão, ali está uma testemunha vida de Cristo – Deus conosco – em ações, reações, palavras e pensamentos. Grande é a responsabilidade do cristão, então.

quinta-feira, 12 de dezembro de 2024

Um Profundo e Antecipado Lamento - 08/12/2024

    Sermão do Pr. Edson Azevedo, baseado em Mateus 23:37-39, proferido do púlpito da Igreja Batista da Graça em Caruaru - PE, no culto solene do domingo, Dia do Senhor, 08/12/2024.

Esboço do Sermão:
    Por quais razões Jesus Cristo lamenta?
        1) Porque a nação rejeitou a palavra do Senhor (v.37)
        2) Porque a punição sobre a nação é certa (v.38)
        3) Porque a nação abrirá os olhos tarde demais (v.39)


UM PROFUNDO E ANTECIPADO LAMENTO Mt.23.37-39
    Jesus terminou o sermão contra os hipócritas da escritura, do culto e do aconselhamento – os escribas, sacerdotes e anciãos do povo – fazendo uma veemente advertência aos ouvintes, pois eles tinham a parcela de culpa em todos os desmandos que os hipócritas estavam causando.
    O povo não era incomodado com as verdades da Palavra, vivia fazendo de conta que adorava a Deus, mas vivia nos pecados corriqueiros, sem qualquer arrependimento e, pior, sem dar ouvidos à palavra de advertência proclamada por Jesus.
    Foi nesse ponto que Jesus disse ao povo que o juízo de Deus cairia sobre todos, por causa dessa rejeição generalizada, e que quando eles se acordassem e fossem lamentar, seria tarde demais.

segunda-feira, 9 de dezembro de 2024

Os Prejuízos Que os Hipócritas Causam à Igreja (4ª Parte) - 01/12/2024

    Sermão proferido pelo Pr. Edson Azevedo, baseado em Mateus 23:29-36, proferido do púlpito da Igreja Batista da Graça em Caruaru - PE, no culto solene do domingo, Dia do Senhor, 01/12/2024.
OUVIR ou BAIXAR:

Os prejuízos que os hipócritas causam à igreja (4ª. Parte)
 1) Eles são assassinos dos que pregam a verdade
  * Mataram os profetas de ontem (v.29-31);
  * Matam os profetas de hoje e de amanhã (v.32).
 2) Eles são filhos de Satanás, cujo destino é o inferno
  * Eles são maus o tempo todo (v.33);
  * Eles não se arrependem nunca (v.34);
  * Eles serão condenados (v.35-36).


OS PREJUIZOS QUE OS HIPÓCRITAS CAUSAM À IGREJA (4ª Parte)
    Nessa última parte da denúncia de Jesus contra os hipócritas, ele entrega que eles são especialistas e matar os enviados fiéis do Senhor.
    Jesus afirma que os pais deles mataram os profetas, que eles matam os profetas, e que os sucessores deles continuarão matando os pregadores fiéis enviados por Cristo.
    E eles fazem isso porque não gostam da verdade, pois ela não lhes dá lucro, nem rendas; o negócio deles é a mentira, pois pregam fantasias e ficam iludindo o povo que, por sua vez, ama essa pregação, pois não fala de pecado, de culpa, de arrependimento, de renúncia, de cruz.
    Ora, se é somente conhecendo a verdade que alguém pode se salvar, aqueles que continuam ouvindo os hipócritas caminham junto com eles para o abismo eterno, porque eles são amantes da mentira, e odeiam a verdade.

Os Prejuízos que os Hipócritas Causam à Igreja (3ª Parte) - 17/11/2024

    Sermão do Pr. Edson Azevedo, baseado em Mateus 23:23-28, proferido do púlpito da Igreja Batista da Graça em Caruaru - PE, no culto solene do domingo, Dia do Senhor, 17/12/2024.

Esboço do Sermão:
Os prejuízos que os hipócritas causam à igreja (3ª Parte)
 1) Eles mostram diligência no detalhe e negligência na piedade
   ● Têm zelo pela entrega dos dízimos (v.23b);
   ● São relaxados no cultivo das virtudes (v.23c-24).
 2) Eles mostram cuidados externos e descuidos internos
   ● São atentos nas coisas menos importantes (v.25a);
   ● São desatentos nas coisas mais importantes (v.27-28).


OS PREJUIZOS QUE OS HIPÓCRITAS CAUSAM À IGREJA (3ª Parte)
    O hipócrita sempre cuida do micro e despreza o macro, cuidado do detalhe e despreza a essência, cuida do menor e despreza o maior; aquilo que é secundário ele transforma no principal, e aquilo que é principal ele transforma em secundário, quando não descarta totalmente. Tudo aquilo que se posta entre ele e os seus interesses materiais ele despreza. Nada que possa atrapalhar a sua sanha pelas riquezas é considerado por eles.
    Por isso que grandes ais estão pronunciados contra eles, pois eles desprezam os preceitos mais importantes da Lei, como a justiça, a misericórdia e a fé, e estão no desagrado de Deus, e tanto eles quanto os que os seguem estão fadados à danação eterna.
    Portanto, procura certificar-te de que estás sendo conduzido por um ministro fiel a Deus, pela escritura, senão todos cairão no barranco eterno.