quarta-feira, 26 de junho de 2024

Quando o Noivo Vai Conhecer a Noiva - 23/06/2024

     Sermão do Pr. Edson Azevedo, baseado em Mateus 21:1-11, proferido do púlpito da Igreja Batista da Graça em Caruaru - PE, no culto solene do domingo, Dia do Senhor, 23/06/2024.
OUVIR ou BAIXAR

Esboço do Sermão:
1) O noivo se prepara para ir à noiva (v.1-7a)
   • Ele vai na sua simplicidade, v.1-2
   • Ele vai na sua soberania, v.2-7a;
2) O Noivo inicia a sua ida à noiva (v.7b-9)
   • Ele é tratado como Rei, v.7b-8
   • Ele é saudado como Rei, no v.9
3) O Noivo chega à noiva (v.10-11)
   • Ele impacta a noiva, no v.10a
   • Ele é desconhecido da noiva, (v.10b-11)

 
Quando o Noivo Vai Conhecer a Noiva
   Um dia Jesus foi conhecer a noiva – Jerusalém – para estar com ela, acertar o casamento, fazer os preparativos e se casar, mas a noiva o desconheceu e por fim o matou. No fim daquela semana, em vez das bodas, ocorreu um velório.
   Ele foi até à noiva de modo simples, ma soberano, foi tratado e saudado como Rei, mas nem assim ele foi reconhecido pela noiva.
   Mas o Pai o ressuscitou dos mortos e lhe deu outra noiva – a igreja. A essa Ele vai, e quando é aceito, Ele a prepara para as bodas e se casa com ela. Porém, se ela não o recebe, mas o acha um estranho, perguntando “quem é esse”, ele se retira dessa noiva e ela fica entregue aos estranhos.
   A sua igreja acolhe o e reconhece o noivo, ou o desconhece e o expulsa, matando-o?

 

terça-feira, 18 de junho de 2024

Qual o Seu Papel na Salvação - 16/06/2024

    Sermão do Pr. Edson Azevedo, baseado em Mateus 20:29-34, proferido do púlpito da Igreja Batista da Graça em Caruaru - PE, no culto solene do domingo, Dia do Senhor, 16/06/2024.
OUVIR ou BAIXAR

Esboço do Sermão:
    1) O papel do perdido é clamar (v.29-30, 31b);
    2) O papel dos ímpios é impedir (v.29, 31a);
    3) O papel dos cristãos é ajudar (v.29);
    4) O papel do Salvador é salvar (v.32-34).

Qual o Seu Papel na Salvação
    Para que um pecador seja salvo diversas pessoas desempenham papeis diferentes. Porém, há aqueles que desempenham papéis a favor, e aqueles que desempenham papéis contrários.
     O cristão deve desempenhar o papel a favor, pregando a Palavra integral de Deus ao pecador, a fim de que ele fique inteirado da sua situação e passe a clamar a Deus, mediante Jesus Cristo, por sua salvação.
     Há ainda aqueles que tentam impedir que a salvação chegue ao pecador, que são os parentes ímpios, amigos iníquos, que não querem perder “o companheiro de pecados”, e fazem de tudo para impedir que a salvação chegue ao pecador.
     Por fim há o Salvador, cujo papel é salvar todo aquele que a Ele clama, sentindo-se perdido, que se aproxima quebrantado, humilhado, pedindo por favor que Deus o salve.
     Dos possíveis papéis para a salvação do pecador, qual é o seu?

Os Prejuízos de Não Entender as Coisas Espirituais - 09/06/2024

     Sermão do Pr. Edson Azevedo, baseado em Mateus 20:20-28, proferido do púlpito da Igreja Batista da Graça em Caruaru - PE, no culto solene do domingo, Dia do Senhor, 09/06/2024.
OUVIR ou BAIXAR

Esboço do Sermão:
1) Ele comete absurdos em série
     • Ao exibir a sua ânsia por posições (v.20-21);
     • Ao ignorar os sofrimentos da cruz (v.22-23);
     • Ao mostrar a sua hipocrisia (v.24).
2) Ele confunde o reino do mundo com o Reino de Deus
     • Ele pensa no Reino de Deus como o reino do mundo (v.25);
     • Ele precisa ser instruído sobre o Reino de Deus (v.26-28).

Os Prejuízos de Não Entender as Coisas Espirituais
    Diante de algo que não conhece, o sábio se cala, enquanto o tolo escancara a boca. São raros os sábios entre nós. E essa estupidez se manifesta até mesmo entre aqueles que são cristãos, que ouvem todos os dias os alertas de controlar a língua, de não proceder como tolo.
     A falta de entendimento espiritual, a falta de entendimento das verdades espirituais leva o homem a dar cabeçadas em série, constituindo-se num atestado de estupidez pessoal e trazendo vergonha para o Reino do Senhor.
     O falto de entendimento espiritual precisa estar aprendendo a todo o tempo, ouvindo as mesmas lições, até que avance no entendimento espiritual e saiba que o Reino de Deus nada tem a ver com o reino do mundo.
     Por isso, quanto mais céleres um cristão for na meditação e no estudo da Palavra, tudo acompanhado pela oração, tanto mais ele se livrará do incômodo de ser classificado como um tolo espiritual.

segunda-feira, 3 de junho de 2024

Como Deus Trata Quem Honra os Seus Ministros Fiéis - 02/06/2024

   Sermão do Pr. Edson Azevedo, baseado em II Reis 4:8-37, proferido da Igreja Batista da Graça em Delmiro Gouveia - AL, no culto solene da noite de domingo, Dia do Senhor, 02/06/2024.
OUVIR ou BAIXAR

Esboço do Sermão:
   1) O tratamento honroso dispensado ao servo fiel de Deus
      * Eram-lhe oferecidas refeições (v.8);
      * Houve planos de acolhê-lo em casa (v.9-10);
      * Os planos de acolhê-lo foram executados (v.11);
      * Creram que ele era digno de interceder em situação angustiosa (v.18-28).
   2) A bênção de Deus recompensando quem honrou seu servo fiel
      * Deus deu o contentamento (v.12-13);
      * Deus deu filhos (v.14-17);
      * Deus fez milagres na vida deles (v.29-37);
      * Deus cuidou dos seus haveres (8.1-6).


Como Deus Trata Quem Honra os Seus Ministros Fiéis
    A narrativa de 2 Reis 4:8-37 nos apresenta uma reflexão profunda sobre a honra aos ministros fiéis e a recompensa divina. A história da mulher sunamita, que generosamente provê um quarto para o profeta Eliseu, ilustra como Deus observa e recompensa aqueles que cuidam de seus servos.
     Assim como muitos profissionais marcam nossas vidas com seus serviços, um pastor fiel que nos transmite a palavra de Deus ocupa um lugar especial em nossos corações. Ele não apenas fala em nome de Deus, mas também busca nosso bem-estar temporal e eterno.
     Tratar um ministro de Deus com honra é, de certa forma, honrar o próprio Deus. A recompensa por tal honra não é apenas terrena, mas também eterna, refletindo a promessa de que o bem realizado em nome da fé e da lealdade perdurará. Esta passagem nos convida a refletir sobre como valorizamos e apoiamos aqueles que nos guiam espiritualmente, reconhecendo seu papel vital em nossa jornada de fé
.