OUVIR ou BAIXAR
Esboço da Pregação
Tema: Como se deu a exaltação de Cristo?
Texto base: Efésios 1:20b-23
Divisão do Sermão
Como se deu a exaltação de Cristo?
1) Foi lhe dado o lugar de maior honra (20b); 2) Foi lhe dada superioridade sobre todos os poderes, sempre (21);
3) Foi lhe dado domínio sobre todas as coisas, pela igreja (22-23).
___________________________Reflexão: Expiação Limitada
De todas as doutrinas que distinguem uma igreja sadia de uma igreja desviada da verdade, a expiação limitada é, sem dúvida, a mais notória. Crer na soberania de Deus e, portanto, em sua perfeita vontade para salvar alguns e condenar outros é algo que só se compreende pela fé que é dada pelo Espírito Santo de Deus para crer na obra vicária do Senhor Jesus.
Não se pode confessar verdadeiramente a fé em Deus se olharmos a expiação limitada de uma ótica humana em que todos vão para o céu. Isto porque corremos sério risco de querermos encontrar algo em nós que nos torne aptos a sermos salvos.
A verdadeira fé no sacrifício de Jesus vem do entendimento de que todos, sem exceção, mereciam o inferno por seus atos pecaminosos, mas Deus, para dar a conhecer a sua graça, derramou a justificação de Cristo sobre algumas pessoas. Não que estas merecessem mais que as demais, pelo contrário, eram igualmente merecedoras do inferno. Não que os condenados fossem piores do que os eleitos, mas em que dão a conhecer a justiça perfeita de Deus.
Por isso a salvação é pela graça para aqueles que são redimidos em Cristo Jesus (de graça para nós, mas ao custo de sua vida, para Ele).
Ninguém é apto para crer se do céu não lhe for concedido entendimento. E, sem fé, é impossível agradar a Deus, rendendo-Lhe louvores por sua obra em nós e por sua perfeita soberania.
Pr. Edson Rosendo de Azevedo
Igreja Batista da Graça em Caruaru-PE