sábado, 26 de dezembro de 2015

Como Entender a Igreja do Senhor - Parte 1 - 20/12/2015

     O novo testamento usa algumas poderosas e vívidas figuras para comparar com a igreja, mostrando o que ela é: um corpo vivo e ativo, com cabeça e membros, um redil de ovelhas, e uma videira eficientemente cuidada e frutuosa, dentre outras. Todas as ovelhas que o Pastor salva, coloca-as no redil, junto das demais. 
     Um corpo é composto por cabeça, tronco e membros, onde Cristo é o Cabeça e os crentes são os membros desse corpo. E a videira é uma planta repleta de caules, onde o tronco é Cristo e os crentes sãos os ramos. Em todas essas figuras Jesus mostra com clareza que todos os crentes estão ligados a Ele pela igreja. E para além de igreja universal, que abriga em igrejas locais todos os crentes da face da terra, Ele está falando de fazer parte da igreja local, ter professado a fé, ter sido batizado, ouvir a pregação da verdade, guardar o dia do Senhor, estar sujeito à disciplina bíblica. Tudo isso aponta para uma união vital com Cristo e com os demais crentes locais. A implicação mais óbvia desse fato é que não existe crente fora da igreja local, fora do compromisso público e formal assumido com a igreja local. Fora da arca, todos pereceram pelo dilúvio. Ser crente em casa é utopia e desobediência a Jesus, por mais que se leia a escritura, por mais que se ore, por mais que se julgue que viva a piedade.      O crente legítimo está ligado ao corpo, está ligado à videira, está no redil, junto com as demais ovelhas.
     O presente sermão, foi proferido pelo Pr. Edson Rosendo, no domingo, Dia do Senhor, 20/12/2015, do púlpito da Igreja Batista da Graça em Caruaru. Foi baseado em João 15:1-6 e foi dividido da seguinte forma:

     I - A igreja é constituída de duas partes
          1 - Jesus é a videira (v.1a, v.5a);
          2 - Os crentes são os ramos (v.5b);
          3 - Ambos vivem unidos na igreja (v.4a).


     II - A igreja é cuidada por Deus, o Pai
          1 - Ele inspeciona a igreja (v.1b);
          2 - Ele purifica a igreja (v.2a);
          3 - Ele a faz frutificar (v.2b).


Nenhum comentário:

Postar um comentário