quinta-feira, 14 de março de 2013

Libertados Para Cumprir Uma Missão


 Jesus nunca nos libertou da escravidão do pecado para vivermos vida de ócio. Aliás, a desocupação nunca foi aprovada por Deus ou contemplada em seus propósitos. É óbvio que Deus instituiu o lazer, mas jamais o ócio. Deus instituiu o trabalho e Ele ordena que sua igreja trabalhe, e muito, e trabalhe enquanto é dia, pois a noite logo vem.
Deus deu à sua igreja a tarefa de adorá-lo, cultuando-o de todas as formas, muito mais de modo público, quando os adoradores se reúnem para cultuar o Senhor, salmodiando seu nome, dirigindo-lhe orações e trazendo as suas oferendas. Sendo nessa ocasião em que a igreja é alimentada, municiada, suprida e capacitada para desempenhar outra atividade: a evangelização missionária, quando a Palavra de Deus – o Evangelho – é levada aos homens ímpios, a fim de que ouçam todas as palavras da vida eterna, arrependam-se de seus pecados e sejam salvos por Jesus Cristo.
O desempenho dessas duas tarefas dirá da responsabilidade da igreja. Uma igreja irresponsável não cumpre uma das duas, ou nem uma das duas. Uma igreja responsável cumpre as duas. E essas tarefas não são opcionais, mas imperativas. Alguém já disse que a igreja entra na Casa de Oração para adorar e sai para evangelizar. Porém, mesmo realizando essas duas tarefas, a igreja não poderá fazer qualquer delas na dependência pessoal. Nenhuma igreja pode se arvorar a presunção de ousar fazer qualquer dessas tarefas na confiança do braço. Mas essas tarefas só poderão ser feitas quando a igreja depender de Deus. Elas só podem ser feitas pela fé. Sem fé não haverá igreja que agrade a Deus. Sem fé não haverá trabalho eficaz, nem adoração, nem evangelização. É nesse ponto que toda presunção de qualquer igreja cai por terra, colocando-a humilde e simples diante do Espírito do Senhor, olhando para suas ordens, cumprindo os seus mandatos.
Os crentes da igreja foram libertados das trevas para cumprirem essas missões e ninguém que se omita ou se esquive de realizá-las estará fazendo a vontade de Deus, mas estará na desobediência flagrante e contumaz.
___________________________________
Essa é a síntese do sermão que foi ministrado pelo Pr. Edson Rosendo de Azevedo, do púlpito da 1ª Igreja Batista Reformada em Caruaru, no domingo 03/03/2013. Foi baseado em Deuteronômio 1:1-8 e foi dividido em três Pontos.
1 – O Povo Precisa de Governo
2 – O Povo Caminha Para Cumprir a Missão
3 – O Povo Fracassa Por Falta de Fé

Nenhum comentário:

Postar um comentário