terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Prejuízos e Lucros da Confissão de Pecados

O pecado e o homem não convertido têm total afinidade entre sí, porém, esse jamais deverá ser o caso do homem convertido diante do pecado. O pecado deve ser tratado com horror, com ojeriza, com repugnância, com asco. O pecado deve ser considerado pelo crente como algo indesejável, estranho, não familiar, desconhecido. Quanto mais consciência da santidade de Deus, quanto mais conhecimento das exigências de santidade pessoal, mais estranho deve ser o pecado tanto na vida pessoal, como nos arraiais santos. Verdade é que, se dissermos que não temos pecado a nós mesmos nos enganamos e a verdade não está em nós, porém, isso de modo algum deve ser entendido como uma permissão para manter pecados na vida, para uma convivência pacífica com o pecado. O pecado é estranho, é indesejável, é de fora e não faz parte do perfil do crente. Por isso, deve ser tratado com confissão imediata, com seriedade, como algo estranho, como um visitente renitente e perturbador, como intruso, como algo diante do qual Deus se contorce. Deve ser banido da vida imediatamente. O número dos pecados que chegam, deve ser igual ao número de pecados banidos imediatamente. Essa prática definirá a qualidade de vida cristã ou o fracasso da vida cristã. Essa prática definirá se seremos gigantes na fé ou míseros anões, imitação de cristãos. Essa prática definirá se agradamos a Deus ou se somos conformados com o mundo. Essa prática definirá se a nossa igreja é santa ou mundana. Quando mais consciência tivermos da malignidade do pecado, mais sensíveis nos tornaremos a ele, identificando-o rapidamente, mesmo nas suas forma s mais sutís, e assim traremos santidade à nossa vida pessoal e à vida da igreja que nos acolhe. Não se deve guardar o pecado nem por um minuto que seja, mas deve ser desmascarado imediatamente, mediante a confissão e o pedido de perdão e, dessa forma, Deus não somente perdoa, mas purifica também.
Esse é o sermão do domingo 9 de janeiro de 2011, baseado no Salmo 32. O audio não está bom, mas mesmo assim publicamos o sermão, por saber que existem muitas pessoas sedentas à espera dele.
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