terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Os Inimigos Investem Contra o Cristão - 12/02/2017

     Sermão do Pr. Edson Rosendo, no domingo, Dia o Senhor, 12/02/2017, proclamado do púlpito da Igreja Batista da Graça em Caruaru.

   OUVIR ou BAIXAR  

ESBOÇO DA PREGAÇÃO
TEMA: Os inimigos investem contra o cristão
TEXTO BASE: 1 Pedro 3.13-17

     1 - Os inimigos maltratam sem causa
        * É pouco provável, mas possível;
        * Muitas vezes é da vontade de Deus;
        * Se acontecer o sofrimento injusto, mostrem coragem.

     2 - Os inimigos questionam a sua fé
        * Então esteja cheio do Espírito Santo;
        * Proclame sua fé.

     3 - Os inimigos são envergonhados
        * Por serem tratados com mansidão e temor;
        * Por verem em você uma boa consciência;
        * Por se verem contraditados.

REFLEXÃO:
SÓBRIOS NO PENSAR
     Cedo aprendemos que os nossos pecados contra Deus podem ser cometidos em três aspectos: pensamentos, palavras e ações. Estes dois últimos são os que mais vigiamos na maioria das vezes. No entanto, quando se trata do nosso pensamento, somos relapsos em vigiar, em pôr em xeque as nossas divagações pecaminosas em atitude de arrependimento e confissão de pecados ao Pai. 
     Como os pecados das palavras e das ações, os pensamentos pecaminosos também podem ser minimizados com a prática diária da obediência à Deus. Em Romanos 12.2 vemos que é nosso dever não nos conformar com este mundo, antes devemos buscar a santificação pela renovação da nossa mente, para que experimentemos qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. 
     É pelo encher do Espírito Santo (encher-se da Palavra) que desenvolvemos a nossa salvação diante de Deus em nossos pensamentos. Consequentemente, crescer em santidade no pensar refletirá, também, em palavras e ações compatíveis com a vontade de Deus para nós. 
     Sejamos sóbrios no pensar, obedecendo-o com todo nosso entendimento.
Pr. Edson Rosendo
Igreja Batista da Graça em Caruaru-PE

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

O Trato do Cristão na Relação com o Próximo - 05/02/2017

     Sermão do Pr. Edson Rosendo, no domingo, Dia do Senhor, 05/02/2017, do púlpito da Igreja Batista da Graça em Caruaru.

OUVIR ou BAIXAR

ESBOÇO DA PREGAÇÃO:
TEMA: O trato dos cristãos na relação com o próximo
TEXTO BASE: 1 Pedro 3.8-12

     Como agem os cristãos com os outros cristãos:
        * Manifestam o mesmo ânimo;
        * Compadecem-se;
        * Amam de modo fraterno;
        * São misericordiosos;
        * Praticam a humildade.

     Como reagem os cristãos diante dos não cristãos:
        * Não se vingando;
        * Antes, bendizendo.

REFLEXÃO:
PERSEVERANDO EM SEGUIR AO SENHOR
     De todas as bênçãos provenientes da salvação pela graça, uma que se configura como um grande desafio na vida do cristão é a perseverança. Não é fácil perseverar quando ainda temos uma natureza pecaminosa dentro de nós. Paulo diz que é uma luta constante: a carne militando contra o espírito. E, por vezes, ele se encontrou numa condição de fazer o que não queria e não fazer o que queria. 
     Mas perseverar é a chave para o crescimento espiritual em santificação. É na leitura diária da Palavra que somos fortalecidos pelo Espírito Santo a viver na esperança da glória eterna. É orando ao Pai que reconhecemos a sua vontade para nós. É visitando e orando uns pelos outros que crescemos em comunhão. É tendo em máxima consideração o ajuntamento solene que somos igualmente edificados como corpo de Cristo. É vivendo uma vida de obediente perseverança que somos abençoados por Deus. 
     Calebe e Josué entraram na terra prometida porque perseveraram “em seguir ao SENHOR” (Dt. 1.36). Confiaram em Deus mesmo a despeito de todas as circunstâncias adversas ditas pelos demais espias. Receberam aprovação de Deus e desfrutaram de Sua benção. 
     Que você persevere em seguir ao Senhor, para que em tempo oportuno Ele te abençoe e seja, em tudo, o Senhor glorificado.
Pr. Eson Rosendo de Azevedo
Igreja Batista da Graça em Caruaru-PE

sábado, 4 de fevereiro de 2017

50.000 visitas no BLOG


     Prezados irmãos, pela graça de Deus, alcançamos mais de 50 mil visitas no nosso blog. Temos somente a agradecer a Deus por termos este canal de comunicação e divulgação da Sua Palavra.

     Solicitamos que divulguem mais e mais. Muitas pessoas têm sido alcançadas pela pregação proferida do púlpito da Igreja Batista da Graça em Caruaru. O acervo de mensagens é bem extenso e abrangente. Sempre haverá alguém ávido pela pregação da Palavra. 

     As mensagens estão hospedadas no 4shared e podem facilmente ser ouvidas (on-line) ou baixadas. Portanto, divulguem, ouçam, baixem, gravem e distribuam livremente.

     Que Deus, em sua infinita graça, possa nos iluminar em nossas palavras, pensamentos e ações.

     Soli Deo Glória!

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

O Papel do Marido Dentro do Lar - 29/01/2017

     Sermão proferido pelo Pr. Edson Rosendo, no domingo, Dia o Senhor, 29/01/2017, do púlpito da Igreja Batista a Graça em Caruaru-PE

OUVIR ou BAIXAR

ESBOÇO DA PREGAÇÃO:
TEMA: O Papel do Marido Dentro do Lar
TEXTO BASE: 1 Pedro 3:7


     Tratar a esposa com consideração
          * Conviver de acordo com o conhecimento bíblico;
          * Conviver de modo compreensivo.

     Tratá-la com respeito
          * Pois ela é mais frágil;
          * Pois ela é digna).

Zelar pela sua vida espiritual
* Pois são herdeiras da mesma graça;
* Pois suas orações devem ser ininterruptas.

REFLEXÃO:
A TERRA QUE VOZ DESPREZASTES

     Israel foi povo liberto por Deus. Libertos do cativeiro do pecado, da opressão de Faraó. Libertos para cultuar a Deus no lugar que Ele ordenara e para habitar na terra que prometera ao Seu povo. Mas Israel, ainda no Deserto, desprezou a Palavra do Senhor. Não confiou em seus desígnios. Teve saudade do Egito. Desacatou a autoridade dos homens instituídos por Deus para conduzir o Seu povo. 
     E o que Deus diz? “Mas os vossos filhos… eles conhecerão a terra que vós desprezastes” (Nm 14.31). Assim nós, muitas vezes desprezamos a Palavra do Senhor. Preferimos agir pelos nossos próprios conselhos. Não confiamos nos desígnios do Senhor para nós. Temos saudades da vida pecaminosa que levávamos. Desacatamos a autoridade dos líderes da Igreja, que Deus instituiu para conduzir o rebanho de que fazemos parte. Negamos o Senhor da glória com nossa incredulidade. Como se não bastasse, não sentimos nenhuma repugnância pelos pecados cometidos, levando a vida como se tudo estivesse bem. 
     Corremos sério risco de sermos contados como os que não viram a terra prometida. Tomara Deus não alcance a benção somente aos nossos filhos, mas também a nós. Que tenhamos coração sincero e contrito diante dEle, jamais desprezando os Seus preceitos.
Pr. Edson Rosendo
Igreja Batista da Graça em Caruaru-PE

Como se Manisfesta a Santidade da Esposa Cristã - 22/01/2017

     Sermão do Pr. Edson Rosendo, no dia do Senhor, 22/01/2017, do púlpito a Igreja Batista da Graça em Caruaru-PE.

OUVIR ou BAIXAR

ESBOÇO DA PREGAÇÃO:
TEMA: Como se manifesta a santidade da esposa cristã?
TEXTO BASE: 1 Pedro 3.1-6


     Mediante uma vida exemplar dentro do lar
          * Pela submissão ao marido (v.1a,5);
           * Pela honra ao marido (v.6);
            * Pela força do testemunho (v.1b-2).

     Mediante uma conduta exemplar fora do lar
          * Por uma apresentação discreta quanto aos enfeites (v.3);
           * Por uma apresentação forte quanto à obediência (v.4a);
            * Por um comportamento equilibrado diante dos homens (v.4b).

REFLEXÃO:
COMO O SENHOR ORDENARA

     Ler a Palavra de Deus sistematicamente faz com que tenhamos um grande refrigério dEle para as nossas almas. Os relatos do Antigo e do Novo Testamento mostram um retrato de nossa miserabilidade e da enorme graça de Deus sobre cada um de nós, diariamente. 
     Mas um aspecto que sempre salta aos nossos olhos é quando Moisés traz as ordens de Deus para o Culto, há sempre o dito de que fizeram “como o SENHOR ordenara”. 
     Deus é perfeito em todos os seus desígnios e todas as suas ordens são para a Sua glória e bem daqueles que O amam. Devemos buscar cumprir as Suas ordenanças em nossas vidas porque elas refletem a Sua bondade para conosco, alimentando-nos espiritualmente e nos tornando cada vez mais e mais perfeitos, como Perfeito é nosso Pai que está nos céus. 
     Não devemos negligenciar os seus mandamentos, antes, eles devem ser objeto de nosso amor, como bem disse o salmista: “Quanto amo a tua lei! É a minha meditação todo o dia!” (Sl 119.97).
     Que a nossa vida seja expressão do nosso amor a Deus, em obediência aos seus mandamentos. Diga-se de nós que fizemos tudo “como o SENHOR ordenara”!
Pr. Edson Rosendo
Igreja Batista da Graça em Caruaru-PE

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Por Que o Cristão Deve Ser Correto no Trabalho? - 15/01/2017

     Sermão proferido pelo Pr. Edson Rosendo, do púlpito da Igreja Batista da Graça em Caruaru, no domingo, Dia do Senhor, 15/01/2017.
OUVIR ou BAIXAR
ESBOÇO DA PREGAÇÃO:
Tema: Por Que o Cristão Deve Ser Correto no Trabalho?
Texto base: 1 Pedro 2:18-25

     1) Uma Ordem:
          O Cristão Deve Ser Submisso ao Patrão Mesmo Que Ele Seja Injusto

     2) Um motivo:
          O Cristão Deve Suportar a Injustiça do Patrção por Causa da Sua Consciência Para Com Deus

REFLEXÃO:
Graça Abundante
   
     Sempre que pensamos na graça de Deus, lembramo-nos de seu aspecto salvador e de seu aspecto misericordioso. Mas poucas são as pessoas que pensam na graça de Deus cotidianamente, após ter sido salvas por ela. Falar da graça em contexto do dia-a-dia significa lembrar-se sempre de que, à parte da obra de Cristo na cruz por Seus filhos, nós ainda merecemos o inferno. 
     É claro que a salvação não se perde, mas a Sua obra deve ser evidente na vida do crente tanto nos aspectos das atitudes (adoração, louvor, liberalidade, beneficência, evangelização, leitura, vida de oração...) quanto à gratidão que emana de seu coração para com um presente de Deus que você, realmente, não merecia. 
     Nunca se esqueça da obra redentora do Senhor Jesus em seu lugar. Seja sempre grato a Ele por tão grande salvação e reconheça que enquanto viver nesta terra, com o pecado amargando em seu ser, a graça dEle continua sendo abundante na sua vida. 
     Nada nos é dado por méritos, tudo vem dEle para honra e glória do Seu nome e edificação do Seu corpo aqui na terra: a Igreja.
Pr. Edson Rosendo de Azevedo
Igreja Batista da Graça em Caruaru-PE

Como Viver Uma Vida Exemplar na Sociedade - 08/01/2017

     Sermão proferido pelo Pr. Edson Rosendo, no dia do Senhor, 08/01/2016, do púlpito da Igreja Batista da Graça em Caruaru-PE.
OUVIR ou BAIXAR
ESBOÇO DA PREGAÇÃO
Tema: Como viver uma vida exemplar na sociedade
Texto Base: 1 Pedro 2.13-17


     Sujeitando-se a toda instituição humana (v.13-14, 15-17)

          * Ao rei, como soberano;
          * Às autoridades em geral.

     Sujeitando-se a toda instituição divina (v.17)
          * À igreja;
          * A Deus.

REFLEXÃO:
GRATIDÃO

     Presentear as pessoas é bom. Especialmente quando presenteamos as crianças, costumamos ver uma situação inusitada, quando seus pais lhes ensinam: “como é que se diz”? E eles nos respondem “obrigado/a”! Ser grato é algo que precisamos aprender desde cedo, principalmente no que diz respeito ao reino espiritual. 
     Tudo quanto recebemos de Deus é graça. Graça significa favor imerecido, ou seja, não merecemos absolutamente nada daquilo que temos recebido da parte de Deus. Mas a questão é: temos sido gratos à altura daquilo que Ele nos tem dado? Externamos a nossa gratidão a Ele em louvores, em obediência e em liberalidade? Podemos dizer que temos um coração grato pelo grande amor com que nos amou? 
     Uma vida cristã amadurecida requer um coração agradecido ao Pai por todas as bênçãos que recebemos dEle. Se você não pratica a gratidão, é certo que há um árduo caminho pela frente, até que seja contado como o único leproso que voltou para agradecer a Cristo pelo grande milagre da salvação e de todas as bênçãos decorrentes dela.
Pr. Edson Rosendo
Igreja Batista da Graça em Caruaru - PE

Quais Cuidados Devemos Ter Com a Igreja - 01/01/2017

     Sermão do Pr. Edson Rosendo, no domingo, Dia do Senhor, 01/01/2017, proferido do púlpito da Igreja Batista da Graça em Caruaru.
OUVIR ou BAIXAR
ESBOÇO DA PREGAÇÃO
Tema: Quais Cuidados Devemos Ter Com a Igreja
Texto Base: Atos 20.17-38


     Os cuidados da parte dos pastores
          1. Servir ao Senhor de modo quebrantado, v.17-19;
          2. Pregar todo o desígnio de Deus, v.20-21, 25-27;
          3. Enfrentar todas as situações adversas, v.22-24;
          4. Abominar a avareza, v.33-34).

     Os cuidados da parte dos membros
          1. Considerar que lobos surgem do meio do rebanho, v.29-30;
          2. Manter a vigilância com diligência, v.31;
          3. Acudir os necessitados, v.35.

REFLEXÃO:
FAMÍLIA DA GRAÇA

     Toda criação de Deus é bela e perfeita. Mas, sem dúvida, uma das mais extraordinárias é a família. É no recôndito do lar que temos o maior exercício de amar. Mas essa tarefa não é difícil, visto que somos unidos por laços de sangue e de convivência diária. Devemos ter a família em grande consideração.
     No entanto, muito maior honra devemos dar à família da fé. Nela somos unidos por sangue muito mais precioso: o de Cristo. Somos encorajados a amarmos uns aos outros ‘apesar de’ nossas imperfeições (o mesmo amor que Ele nos amou). Fazemos parte como membros uns dos outros por causa da infinita graça de Deus sobre nós, o que nos dá o prazer de dizer que somos da família da graça. E o mais sublime é que nesta família, embora celeste, já traz benefícios nesta vida e nos garante a certeza de sua continuidade na eternidade, sendo um só corpo por meio dAquele que nos amou. 
     Que este amor seja demonstrando nos cuidados uns com os outros, na hora à liderança, em uma vida de oração pela Igreja e em santa comunhão com o povo de Deus. Que Ele nos capacite a isto cada dia mais, para glória do Seu nome.
Pr. Edson Rosendo
Igreja Batista da Graça em Caruaru

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Como Age Um Cidadão do Céu - 25/12/2016

     Sermão proferido pelo Pr. Esdon Rosendo, no domingo, Dia do Senhor, 25/12/2016, do púlpito da Igreja Batista da Graça em Caruaru.
OUVIR ou BAIXAR
ESBOÇO DA PREGAÇÃO
Tema: COMO AGE UM CIDADÃO DO CÉU
Texto Base: 1 Pedro 2.11,1
2


     1. Ele se abstém das paixões da carne;
     2. Ele mantém um procedimento exemplar;
     3. Ele conduz os ímpios a glorificarem a Deus.

REFLEXÃO
SEGUNDO A VONTADE DE DEUS

     Mudamos! Nossa vida muda constantemente em pequenos e grandes aspectos. Mudamos de casa, idade, aparência, ano escolar, lugares... Crescemos, amadurecemos nosso modo de agir, de ver o mundo, de opinar.
     Mas tudo isto não será bom se não vier acompanhado de um coração sincero e desejoso de glorificar a Deus e desfrutá-lo para sempre.
     Em breve mudamos de ano e, nesse acontecimento, temos o costume de estabelecer planos de vivências. Organizamos metas para serem alcançadas, mas se elas não forem compatíveis à vontade de Deus, serão frustradas. Se não forem para a glória de Deus, serão pesarosas em nossos ombros. E se não visarem o bem estar do povo de Deus e nosso, serão inúteis. 
     Planejar não é errado, mas fazê-lo sem confiar na soberania de Deus agindo para Sua glória e nosso bem certamente frustrará nossos sonhos. 
     Que busquemos sempre fazer a Sua vontade em primeiro lugar, e as demais coisas serão acrescentadas. Sempre com a certeza de que o nosso coração pode fazer planos, mas a resposta certa virá do Senhor (cf. Provérbios 16.1), sendo sempre a melhor e mais perfeita decisão para nós.

Pr. Edson Rosendo
Igreja Batista da Graça em Caruaru

Privilégios e Responsabilidades da Igreja - 18/12/2016

     Sermão proferido pelo Pr. Edson Rosendo, no domingo, Dia do Senhor, 18/12/2016, do púlpito da Igreja Batista da Graça em Caruaru.
OUVIR ou BAIXAR
ESBOÇO DA PREGAÇÃO:
Tema: Privilégios e responsabilidades da igreja 
Texto Base: 1 Pedro 2.9,10 1. 

     1. Quais os privilégios dados à igreja (v. 9a) 
          a. Raça Eleita; 
          b. Sacerdócio Real; 
          c. Nação Santa; 
          d. Povo de propriedade exclusiva de Deus. 

     2. Quais as responsabilidades dadas à igreja (v. 9b, 10) 
          a. Evangelizar; 
          b. Reconhecer a graça de Deus.

REFLEXÃO:
CONFIANDO NA PROVIDÊNCIA DE DEUS

     Vivemos no tempo. Contamos a vida em dias, semanas, meses, anos. Em um outro ângulo, podemos dizer que consistimos em nascer, crescer, reproduzir e morrer. Por vezes nos encontramos ansiosos quanto ao tempo futuro, isto porque o passado já foi vivido, e o presente é o que vivemos agora. Mas quanto ao futuro, a incerteza do que virá muitas vezes nos deixa apreensivos. 
     Não foi sem razão que nosso Senhor deixou escrito para que não andássemos ansiosos com coisa alguma, mas que depositássemos as nossas incertezas na certeza de que Ele supre cada uma das nossas necessidades. É por isso que o crente genuíno não se exaspera diante dos dias que virão. Ele confia que o Senhor é soberano sobre todas as coisas, inclusive sobre o tempo. E ele descansa nas promessas futuras de Deus, sabendo que há tempo para todo propósito debaixo do céu e certamente o Senhor providenciará tudo para o bem de Seu povo. 
     Confiemos no Senhor e não nos perturbemos quanto a nada, pois Ele certamente nos guarda.
Pr. Edson Rosendo
Igreja Batista da Graça em Caruaru

É Necessário Trocar de Roupa - 11/12/2016

     Sermão proferido pelo Pr. Edson Rosendo, do púlpito da Igreja Batista da Graça em Caruaru, no domingo, Dia do Senhor, 11/12/2016.
ESBOÇO DA PREGAÇÃO: 
Tema: É necessário trocar de roupa
Texto Base: 1 Pedro 2.1-10

     1. De qual roupa devemos nos despir?
          a. Da maldade;
          b. Do dolo;
          c. Da hipocrisia;
          d. Da inveja;
          e. Da maledicência

     2. De qual roupa devemos nos vestir?

          a. Do crescimento na salvação (v.2,3);
          b. Da comunhão com Jesus Cristo (v.4,6,7a);
          c. Do sacerdócio (v.5,7b,8)

REFLEXÃO:
COMUNHÃO DE AMOR

     Os seres humanos são dotados de várias capacidades. Uma delas consiste em viver em grupos. Ninguém é uma ilha. Precisamos uns dos outros para partilhar alegrias, tristeza, conflitos, bênçãos… 
     Mas, muito melhor é quando partilhamos tudo isso com os nossos irmãos na fé. Podemos ter uma boa percepção da comunhão quando oramos uns pelos outros e nos dispomos a caminhar nas duras lutas da vida encorajando-nos mutuamente. Devemos levar em consideração os nossos familiares terrenos, mas devemos ter em máxima consideração os nossos irmãos em Cristo, pois com eles temos plena comunhão mediante o sangue do Senhor Jesus Cristo. 
     Isto implica amor! Amor na disciplina, amor nas lutas, amor na diversão… unidade na diversidade. É quando amamos verdadeiramente uns aos outros que exalamos o nosso amor por Cristo, em nossas atitudes. É amor que se materializa em comunhão! Que possamos mais e mais refletir a sua obra em nós, para que o mundo veja e creia em Deus.
Pr. Edson Rosendo
Igreja Batista da Graça em Caruaru