quinta-feira, 26 de maio de 2016

Lições Sobre a Traição Sofrida por Jesus - 01/05/2016

     A traição é a ação cometida contra outrem, de forma inesperada, pelas costas, covardemente, e que traz as consequências mais destruidoras e imprevisíveis ao traído e também ao traidor. Na maioria das vezes o traidor julga que não sofrerá qualquer prejuízo, porém, a experiência demonstra que toda traição é um tiro no próprio pé. Muitas vezes o traidor sofre mais do que o traído. 
     A traição não é cometida por desconhecidos, por inimigos ou pessoas indiferentes, mas é cometida por pessoas de perto, pessoas amigas, pessoas íntimas, que participam da nossa vida diária com grande intensidade. É por isso que se tem grande dificuldade de se prevenir contra a traição, pois geralmente temos o traidor como alguém acima de qualquer suspeita, alguém que goza da nossa plena confiança. 
     A sutilidade desse ato é tamanha que só Deus pode detectá-la. O único que foi traído e sabia que seria traído, foi Jesus, por causa da sua soberania. Mas os demais homens, nem um deles é capaz de saber se será ou não traído. Ela tem muitas facetas: pode ser uma denúncia contra nós, um filho que se droga às escondidas, uma filha que se prostitui às ocultas, a subtração de um bem mediante furto, cometido por alguém próximo, a infidelidade do cônjuge, enfim. Trair é cometer pecado contra Deus, e como todo pecado, deve ser resolvido mediante confissão diante do Senhor.
---------------
     Sermão proferido pelo Pr. Edson Rosendo, do púlpito da Igreja Batista da Graça em Caruaru, no domingo 01/05/2016. Foi baseado em João 18:1-11 e tem o seguinte esquema:

     1) As Características do Traidor:
          a) O Traidor é alguém do mesmo ambiente;
          b) É Alguém que se arma fortemente;
          c) É alguém que tira a máscara.

     2) A Forma como Jesus enfrentou a traição:
          a) Ele Definiu com clareza o objeto prejudicado;
          b) Ele protegeu os demais;
          c) Ele envergonhou o traidor;
          d) Ele ensina que não devemos nos vingar;
          e) Ele reconheceu a Soberana mão de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário