terça-feira, 22 de outubro de 2013

As Razões Para Amarmos o Senhor

Todas as vezes que o nosso amor por Deus está referido nas Escrituras é sempre em consonância com a obediência à sua lei. As declarações de amor que são feitas a Deus, porém, desconectadas com um compromisso de obediência, não passam de poesias de fumaça, vapores que são produzidos e logo se dissipam.
Quando a lei foi resumida em apenas dois mandamentos, o primeiro se refere exatamente ao cumprimento dos quatro primeiros mandamentos, que são aqueles que representam o nosso relacionamento vertical, os chamados mandamentos do culto, tanto o culto público, como o culto continuado, que todos somos devedores.
Significa que nenhum idólatra, ou profano do nome do Senhor, ou ainda o transgressor do quarto mandamento, nenhum destes pode amar o Senhor, mesmo estando integrado a uma igreja cristã. E quando não se obedece aos mandamentos da obrigação com Deus, também não se obedece aos mandamentos da relação com o próximo e, quando se tenta obedecê-los, tudo não passa de hipocrisia e falsidade.
Por outro lado, não se consegue obedecer aos mandamentos para com Deus e, ao mesmo tempo, descumprir os mandamentos para com o próximo, pois se não amamos ao próximo a quem vemos, como conseguiremos amar a Deus, a quem não vemos? Sabemos que a obediência de Jesus Cristo foi perfeita, e somente a dele.
Porém, isso não deve nos desencorajar a viver a mesma vida, antes ela nos encoraja a vivermos numa busca constante pela perfeição, não que sejamos salvos por essa perfeição pessoal, mas o tanto da nossa obediência à lei vai exibir o tanto que amamos o nosso Deus e Pai.
Essas são as bases do Sermão proferido pelo Pr. Edson Rosendo de Azevedo, no domingo, Dia do Senhor, 18/08/2013. Ele foi baseado em Deuteronômio 11:1-7 e foi dividido em três pontos:
Devemos Amar o Senhor por Causa da Sua Grandeza;
Devemos Amar o Senhor por Causa da Sua Poderosa Mão;
Devemos Amar o Senhor Por Causa do Seu Braço Estendido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário