terça-feira, 11 de junho de 2013

A Importância de Lembrarmos dos Feitos do Senhor

     A memória curta faz parte do gênero humano. A história da humanidade está repleta de casos de pessoas que receberam benefícios de terceiros, mas rapidamente esqueceram, e, pior, passaram a tratar os benfeitores sem nenhuma gratidão.
     Também a Escritura está repleta de exemplos desse tipo, em que os beneficiados logo se esqueciam dos benfeitores e até os matavam. Mas Deus sempre alertou a seus ministros que sempre lembrassem o povo de todos os benefícios feitos por Deus em seu favor, tanto no Antigo quanto no Novo Testamento.
     Moisés foi arauto desse mandamento, a fim de que o povo de Israel mantivesse na memória tudo quanto Deus fizera em seu favor: como o libertou do cativeiro do Egito, como o conduziu pelo terrível deserto abrasador e como o fez entrar em segurança na terra de Canaã (Deuteronômio 8). Semelhante-mente, Paulo lembrou a igreja de que, outrora, todos os seus membros eram gentios na carne, incircuncisos de coração, sem Cristo, estranhos às alianças e sem Deus no mundo (Efésios 2.11-12).
     Nem Israel deveria esquecer sua situação anterior de servidão, nem a igreja deve esquecer sua situação anterior de escravidão ao pecado. Lembrar de como Deus nos libertou do império das trevas – pela graça – sem que nada fizéssemos ou tivéssemos algo atraente a Ele. Lembrar de como Deus providenciou o Libertador, o Deus-Homem (Jesus Cristo), sua Pessoa e sua obra. Lembrar como o Espírito de Deus nos conduz em santidade, conformando cada crente à imagem de Jesus. Lembrar das amizades anteriores, vãs, e enxergar a nova comunidade dos santos que estão na igreja. Lembrar do extraordinário privilégio de estar cultuando, em contraste com as orgias e extravagâncias do passado.

     Todas essas lembranças são fatores de santificação e gratidão. Porém, esquecer-se de todos esses benefícios são causa de soberba, ingratidão, orgulho, presunção, fortalecimento e realce da força humana, e tudo isto está na contramão da vontade de Deus para seus santos.
____________________
          Sermão proferido pelo Pr. Edson Rosendo de Azevedo, do púlpito da Primeira Igreja Batista Reformada em Caruaru, no domingo, Dia do Senhor, 09/06/2013. 
                   Foi baseado em Deuteronômio 8 e foi dividido em dois pontos:
        1) A Lembrança nos Incentiva à Santidade
        2) O Esquecimento nos trás Endurecimento de Coração e Juízo de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário