terça-feira, 14 de maio de 2013

Quais São os Propósitos da Nossa Chamada


     Deus é um Ser 100% perfeito e exige perfeição absoluta daqueles que dele se aproximam. Isso exclui dessa aproximação qualquer mortal, posto que não há ninguém que não peque. Por isso da incompreensível solução adotada por Deus, de aceitar todos quantos deixem de confiar em si para confiar no seu Filho, por causa da obediência perfeita dele.
     Comparando as justiças dos homens com a justiça de Cristo, Deus ri, zomba das nossas justiças e as reprova na sua totalidade. Para cada pecado cometido, a punição cabível é a morte, imediatamente. Isso não acontece na vida do ímpio de forma imediata por causa da paciência de Deus sobre ele. E não acontece na vida do justificado porque Deus não o trata consoante os seus pecados, mas o castiga muito menos do que merecem os seus atos. E mesmo esse castigo é para mera disciplina.
     Já no caso dos ímpios, dos não justificados, Deus os castiga em parte apenas, uma vez que não podem suportar a totalidade da ira do Senhor aqui em vida. Mas o dia chegará, em que a totalidade da ira de Deus cairá sobre os tais e, por não haver quem pague por eles, serão levados à danação eterna e dali jamais sairão, porque eternidade alguma será suficiente para lhes penitenciar dos seus pecados, extinguindo-lhes a pena.
     A verdade que subjaz, no entanto, é que Deus castiga sim, toda desobediência. Os ímpios são afligidos com duras retaliações aqui, e penalidade eterna além. E as aflições do justo, seu desconforto, suas necessidades, seus problemas e agruras, quando não significam provas, são certamente a pequeníssima parte da punição disciplinadora que lhes é aplicada no célere progresso da glorificação.
_____________________________________________

     Esse Sermão foi proferido pelo Pr. Edson Rosendo de Azevedo, do púlpito da Primeira Igreja Batista Reformada em Caruaru, no domingo, Dia do Senhor, 12/05/2013. Foi baseado em Dt.7:1-11 e foi dividido em dois pontos:
     1) Nos fomos Chamados Para Não Mantermos Nenhuma Associação com os Ímpios
     2) Dar ao Crente de Viver em Santidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário