terça-feira, 30 de abril de 2013

Por Que é Necessário O Mediador?


      Na maioria dos contratos humanos, há a necessidade do mediador, seja aquele que apresenta outrem, seja aquele que dá fiança, garantindo o contrato. Também há sociedades que só aceitam membros se forem apresentados por um membro efetivo, garantindo a fiança. Em contratos de locação residencial ou industrial, é preciso de um fiador. Em contratos escolares e de cursos diversos, também. Até aquelas referências que damos para o crédito em lojas também são consideradas fianças.
       Jesus Cristo também é Fiador, e Ele nos fia diante de Deus. Mas a fiança de Jesus é um fiança diferente das fianças humanas. Enquanto as fianças humanas só são requeridas quando o devedor não quita suas dívidas, sendo necessária a intervenção do fiador, Jesus Cristo já se apresenta como o Fiador que quita as nossas dívidas, pois Ele já sabe que não podemos pagar. Ele não é o fiador de espera, o fiador que só entra em ação depois que a dívida não for satisfeita, mas Ele se antecipa e paga o nosso débito, integralmente.
      A Escritura nos dá conta, na carta aos Hebreus, que Jesus Cristo "com uma única oferta, pagou para sempre a dívida do seu povo". E essa mesma carta ainda afirma que "nos convinha um Mediador como esse, perfeito em absoluto, que pagou de uma vez por todas, tal a sua riqueza". O Mediador Jesus Cristo é o único que pode nos conduzir a Deus, o único que pode nos tornar aceitáveis diante de Deus, o único que pode pagar nossa dívida diante de Deus, contraída pela multidão dos nossos pecados.
      Só por esse Mediador é que seremos "declarados quites" diante de Deus, sem qualquer dívida, sem qualquer ônus, entrando, desta forma, na bem-aventurança eterna, gozando de todos os créditos que Ele tem diante do Pai.
____________________________________________________________________

      Este sermão foi proferido pelo Pr. Edson Rosendo de Azevedo  do púlpito da Primeira Igreja Batista Reformada em Caruaru, no domingo 28/04/2013. Foi baseado em Deuteronômio 5:22-33 e foi divido em três tópicos que respondem à seguinte pergunta: Por Que é Necessário Um Mediador?

      I - Porque o Homem é um Iludido Consigo Julgando-se Bom
      II - Porque Deus Considera o Homem Um Pecador
      III - Porque Deus é Perfeito

Nenhum comentário:

Postar um comentário