terça-feira, 23 de abril de 2013

Particularidades da Lei de Deus


A Capacitação Vem de Deus

        O Senhor deu a seu povo estatutos, leis, mandamentos, preceitos, decretos, testemunhos, todos de forma organizada, sistemática, facilitada, a fim de que o povo tivesse toda facilidade de receber a instrução, capacitando-se a obedecer.
Deus nunca deixou seu povo na ignorância, na estupidez, desassistido, mas sempre o assistiu de modo diligente, completo, ensinando todas as lições necessárias. Quando deu instruções para o culto, Deus tratou de instruir o povo sobre o monoteísmo, sobre a natureza espiritual do culto, proibindo-o de fabricar imagens e muito mais o proibiu de adorá-las, prestar-lhes culto.
Ele ensinou que seu nome seria o único a ser honrado no culto, e que a dubiedade nessa prática seria considerada um rebaixamento de seu nome, e que Ele não teria por inocente aquele que procedesse dessa forma. E concluindo as instruções para o culto, Deus estabeleceu o dia da santa convocação, que seria o dia de descanso, quando Ele decretou feriado a fim de que ninguém se eximisse de participar de tão importante reunião pública.
O Senhor ainda deu instruções sobre como o homem deveria se portar para com seu semelhante de modo que glorificasse a Deus, que seria honrando toda e qualquer autoridade constituída (porque não há autoridade que não seja instituída por Deus).
 Ensinou o povo a honrar a vida, proibindo-o de matar. Ensinou a não ter o sexo como banal, quando proibiu o povo de adulterar. Ordenou que o patrimônio do próximo fosse preservado, não podendo ser objeto de espoliação, de subtração. Proibiu também o mau uso da língua no trato com o próximo. E finalizou vedando os pensamentos impróprios acerca de tudo quanto pertença ao próximo.
Tanto o povo de Israel na antiga aliança quanto a igreja do Senhor foram capacitados integralmente para agir correto. No dizer de Pedro: "Todas as coisas que nos conduzem à vida e à piedade já nos foram dadas". Tudo isso aponta para a capacitação que Deus proporciona àqueles que chamou.
___________________________________________________

Este Sermão foi proferido pelo Pr. Edson Rosendo, do púlpito da Igreja Batista Reformada em Caruaru, no domingo, Dia do Senhor, 21/04/2013. Foi baseado no livro de Deuteronômio do capítulo 4:44 até o capítulo 5:21. Ele foi dividido em três partes:
I - A Doação da Lei e a Sua Circunscrição
II - A Lei Ensina Como Cultuar a Deus
III - A Lei Ensina Como Tratar o Próximo

Faça AQUI o DOWNLOAD do ÁUDIO do SERMÃO


Nenhum comentário:

Postar um comentário