segunda-feira, 1 de abril de 2013

Conquistando Para o Reino de Deus


O período entre a queda e o final de todas as coisas é um vale de lágrimas. O homem nasce chorando e morre gemendo. O sofrimento só não é pleno nesse período por causa da misericórdia de Deus. Ele estabeleceu nesse período um regime misto de juízo e misericórdia. Por isso não sentimos o sofrimento na plenitude, temos dias de alegria, de prazer, de conforto, de bonança, de saúde.
O salmista afirma que Deus não nos castiga segundo merecem os nossos atos, mas muito menos do que merecem. Somos tão frágeis que, ao menor sinal da indignação de Deus, já desfalecemos. Há pessoas que passam pela vida inteira e sofrem pouco. Há outros que sofrem muito, de modo atroz.
Quem visita o hospital de cancerosos vê tanto sofrimento que fica depressivo. Há pessoas gemendo e gritando por todos os lados, revolvendo-se no leito, pedindo a morte. Os parentes ao lado, em agonia, pedem que Deus apresse sua morte. Os homens fogem da dor, do sofrimento.
No entanto, o caráter bíblico do sofrimento, da dor, é outro. A Escritura ensina ao cristão a enfrentar a dor e o sofrimento pela perspectiva de Deus. Aqueles que não têm esperança não aprenderão a lição, mas o cristão sim. A Escritura afirma que, por maior que seja o sofrimento do cristão – seja de que natureza for, ele ainda é chamado de "leve e momentânea tribulação". Leve é alguma coisa que não é pesada e momentâneo é algo que passa rápido, ligeiro, algo que nem dá tempo "dar fé".
Mesmo que o cristão passe toda sua vida de 60 ou 70 anos em sofrimento atroz, ainda assim a Escritura classifica esse período como sendo de tribulação leve e momentânea. Por quê? Porque toda e qualquer tribulação produz para o crente um eterno peso de glória, acima de qualquer compreensão.
Esse é o ensino da Escritura para o cristão, a fim de que ele passe por este vale de lágrimas de modo diferente, maduro, bíblico, vivendo segundo a visão de Deus.
Esse é o contexto do sermão proferido pelo Pr. Edson Rosendo, do Púlpito da Primeira Igreja Batista Reformada em Caruaru, do domingo Dia do Senhor 31/03/2013. O texto Bíblico base se encontra em Dt.3:21-22 e o sermão foi dividido em três pontos:
1) Na Conquista do Reino de Deus Não Há Inimigo Que Resista
2) Deus é o Senhor da Conquista
3) Deus é o Selecionador dos Ceifeiros

Um comentário:

  1. olá, queria saber se o pastor tem telefone ou email para contato, queríamos convidá-lo para pregar aqui em Campina Grande.

    ResponderExcluir