sábado, 20 de abril de 2013

As Regras da Aliança


Esse Sermão foi proferido pelo Pr. Edson Rosendo de Azevedo, do púlpito da 1ª Igreja Batista Reformada em Caruaru, no domingo, Dia do Senhor, 14/04/2013. Foi baseado em Deuteronômio 4:25-40 e foi dividido em 3 pontos:
1) As Ameaças Que Deus Faz Por Conta do Pecado e Ele Promete o Castigo
2) Arrependimento e Restauração
3) As Duas Partes do Pacto: Deus e o Crente
_________________________________________________________________________

As Cláusulas da Aliança

       Todos os crentes estão em aliança com Deus. Os termos da aliança é Deus quem define, pois as partes são infinitamente desiguais - Deus e o homem – e nenhum de nós teria a mínima condição de elaborar uma cláusula sequer, e muito menos ter a opção de dizer se concorda ou não com alguma delas. 
       Por ser Deus o elaborador dos termos da aliança, ela é perfeita e visa o nosso bem. A obediência é o item que nos é requerido para receber a promessa das bênçãos, e os castigos são os itens punitivos quando descumprimos as cláusulas que nos foram impostas. 
       Por causa da nossa natureza caída, os castigos seriam exclusivamente o nosso quinhão, pois nada há que façamos com perfeita obediência. Foi nessa cena que Jesus Cristo surgiu, como homem perfeito, cumprindo toda a obediência requerida por Deus, sendo aprovado com louvor, tornando-se o único meio de acesso ao Pai. Por isso que é por Ele que nos achegamos a Deus. 
       Desse ponto em diante, todos os que nele confiam passam a viver uma vida de separação, de santidade, de imitação ao seu Senhor, tendo grande ânsia de ser como Ele é, exibindo-o na vida, dizendo “não mais eu, mas Cristo vive em mim”, entendendo o que significa ser “predestinado para ser conforme a imagem de Cristo”. 
       Mas mesmo nesse estágio, os santos podem incorrer em graves pecados, inclusive a excomunhão, passando largo tempo no mundo, chafurdado no pecado, provando os horrores da velha vida, porém, quando na sua angústia clamarem ao Senhor, e o buscarem de todo o coração, Ele os escutará e se deixará achar, vindo em seu socorro, acudindo-os e lhes restaurando à perfeita comunhão dos santos. 
       Nenhuma das ovelhas do Senhor se perderá. Todas elas tem a característica de escutar a voz do Pastor e segui-lo. Elas estão nas Suas mãos e dali ninguém as arrebatará. Portanto, quando alguém estiver entristecido, debilitado, enfraquecido, desanimado, ou mesmo vivendo em pecado, há esperanças de restauração, pois Deus se lembrou das nossas fraquezas e nos proveu reabilitação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário