quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Aprendendo a Depender de Deus em Meio as Tribulações


Todos os homens vivem na dependência de Deus, mas um grande contingente não o admite. Não há um só homem sobre toda a face da terra que consiga viver um segundo de suas vidas sem depender de Deus.
Ao crente, no entanto, não cabe outra postura senão manifestar no seu dia-a-dia essa dependência, tendo gratidão a Deus por ela, vangloriar-se nela, exultar nela, esperar nela, satisfazer-se com ela, publicá-la, anunciá-la, não envergonhar-se dela. E essa dependência não é um mero reconhecimento, mas algo vivo, imperativo, real, indispensável.
Foi Deus quem concebeu a idéia de fazer o homem; depois da idéia, Deus a executou, criando o homem. Deus o mantém instante após instante, nessa seqüência assombrosa. Deus lhe proveu de oportunidades, de inteligência, de capacidades e dons, mas nada disso subsiste em si mesmo; antes, tudo está ligado diretamente à Fonte – Deus.
Qualquer autonomia que o homem julgue possuir está subordinada a Deus, sem o qual ela não existe. "Nele nos movemos e existimos", afirmam as Escrituras. Esse agudo reconhecimento conduz o crente a uma dependência intensa de Deus, buscando-o em tudo quanto vai planejar e fazer.
Para as mínimas coisas, Deus é chamado como aquele que é o Provedor das condições para qualquer tarefa, mesmo as mínimas. As Escrituras proíbem-nos de planejar sem Deus, elaborar desígnios sem citá-los como subordinados à dependência e autoridade do Senhor. Até mesmo para dormir, quando ficamos desapropriados de nós, Deus nos mantém a vida e a proteção.
Por tudo isso, todo cristão deve anunciar a sua plena e total dependência de Deus, dizendo que tudo nele subsiste e que todas as coisas são mantidas por Ele, que nada perdura ao instante seguinte sem a autorização do Senhor. Além de anunciar essa maravilha, ao cristão cabe ainda manter a cabeça baixa, em humildade, simplicidade, humilhando-se constantemente diante de Deus, exaltando-o como o dono e o mantenedor da vida.
É dessa forma que todos se sentirão tranqüilos e quietos, como a criança nos braços da mãe, consolada e segura.

__________________________________________
Sermão proferido pelo Pr. Edson Rosendo de Azevedo, do púlpito da Primeira Igreja Batista Reformada em Caruaru - PE, no domingo, Dia do Senhor 17/02/2013. Foi baseado no livro de Deuteronômio 8:2 e dividido em dois pontos:
      1) A Prova das Muitas Águas
      2) A Prova das Águas Amargas

Um comentário:

  1. Graça e paz!
    Recebi um contato de um pastor Batista reformado, porém de uma convenção não reformada, ele está procurando uma igreja batista reformada para filiar sua igreja. Enviem telefone, e-mail, endereço da IB Reformada e de seu pastor para que eu envie a este pastor amigo. Sou Presbitero e Missionário Veronilton Paz (Igreja Presbiteriana de Monteiro/Congregação do Sítio Serrote). Um abraço!

    ResponderExcluir