terça-feira, 15 de janeiro de 2013

O Livramento Que Vem de Orarmos os Salmos

O livramento que vem do cântico dos salmos

      Os salmos contam e cantam a história da salvação. Jesus discorreu a respeito de si, aos discípulos, no caminho de Emaús, usando "os profetas e os salmos". É comum se dizer que toda a Escritura fala a nós, mas os salmos falam por nós. 
      Os salmos constituíram o hinário oficial do povo de Israel e o Novo Testamento ordena que os cantemos no culto público de adoração ao Cordeiro. Os salmos são os cânticos que o Espírito compilou para serem entoados na adoração pública. Eles falam de lamento, gratidão, queixa, imprecação. 
      À medida que cantamos os salmos, decoramos as letras, e tão somente cantamos a Palavra de Deus, sem correr qualquer risco de cantar erros teológicos, e até mesmo heresias, na adoração pública. 
      Os salmistas se derramaram diante do Senhor, traduzindo as mais diversas situações em que os homens podem se encontrar. Ao acordar, eles cantavam os salmos; nas viagens a Jerusalém, eles iam entoando os salmos (salmos de romagem); quando recebiam bênçãos, os salmos de gratidão eram entoados; quando pecavam e se arrependiam, os salmos de confissão eram entoados; quando os inimigos ameaçavam e perseguiam a obra do Senhor, os salmos imprecatórios eram cantados. E até mesmo em grandes perigos de vida, na situação mais desesperadora, quando qualquer esperança não mais existia, os salmos eram cantados. 
      Josafá, cercado pelos exércitos dos moabitas e amonitas, entoou os salmos e Deus proveu grande livramento. Paulo e Silas, presos, amarrados, cantavam os salmos e o anjo veio resgatá-los. Jonas, sem qualquer perspectiva de vida, no ventre do peixe, no fundo do mar, cantou os salmos e Deus lhe proveu salvação. 
      Quem canta os salmos decora os salmos. Quem decora os salmos decora a Palavra de Deus. Quem canta a Palavra de Deus ora segundo a vontade do Senhor. Quem ora segundo a vontade do Senhor tem a sua oração respondida, pois que foi feita alinhada com a mente do Senhor. Os salmos cantam a Escritura, cantam a salvação, cantam o Salvador. Deus está entronizado entre os louvores de Israel.
      ______________________________________________
      Esse sermão foi proferido pelo Pr. Edson Rosendo de Azevedo, do púlpito da Primeira Igreja Batista Reformada em Caruaru, no Domingo, Dia do Senhor, 23/12/12 e foi baseado no Livro de Jonas 2.
Faça AQUI o DOWNLOAD do ÁUDIO do SERMÃO em WMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário