segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Jesus Exalta as Escrituras

As Escrituras sagradas

      Dentre todas as afirmativas que Deus pronunciou acerca da sua Palavra, certamente uma das mais fortes foi que Ele "vela sobre a sua Palavra para cumpri-la". Ela é tão central no Ser de Deus que se confunde com o seu próprio Filho: "No princípio era o Verbo... e o Verbo se fez carne e habitou entre nós" (João 1.1,14).
      Por isso que Jesus exalava a Escritura. Ele era a própria Palavra de Deus. Todo o seu pensamento, ensinos, lições, pregações, ações, reações, orientações, advertências, exortações, estavam plenamente apoiados na Escritura. Seria impossível Jesus falar ou fazer qualquer coisa à parte da Escritura. Ele afirmou que era o cumprimento das profecias contidas em Moisés, nos Profetas e nos Salmos, que representava a plenitude do Antigo Testamento. O assunto e o tema de todo o antigo testamento era Cristo. Ele ensinou que o enviado de Deus haveria de padecer, ser crucificado e ressuscitar, e que isso constituía o teor da profecia, cumprido cabalmente. 
      Quando se dirigiu aos apóstolos, Jesus ensinou que a Escritura só pode ser entendida do ponto de vista espiritual se for pela ação de Deus. Com isso, ele reduziu os sábios e entendidos à condição de ignorantes. Ele nivelou a sabedoria humana por baixo, deixando nas mãos do Espírito do Senhor a tarefa de iluminar os corações, do ponto de vista espiritual, a fim de compreenderem as Escrituras. Do contrario, não haveria mais do que um mero entendimento intelectual e infrutífero para a salvação. 
      Por tudo isso, Jesus ordenou que todos os crentes se municiassem dessa Palavra, e lhes deu a tarefa de saírem e anunciarem aos homens todas as palavras desta vida. Os crentes seriam testemunhas de todas essas coisas, porém nem assim estariam ordenados a trabalharem com as suas próprias forças, mas que, para essa tarefa, contariam com a interveniência do Espírito de Deus, que lhes capacitaria a pregarem e anunciarem todas essas palavras, com poder do alto, a fim de trabalharem dependendo da ajuda e da força que Deus supre, além de impactarem os homens com uma palavra vinda do céu. 
      Por todas essas coisas, a Escritura deve também ser central na nossa vida, a razão da nossa existência. Devemos falar por ela, pensar por ela, viver por ela e pregar por ela. Sola Scriptura!
      Esse sermão foi proferido pelo Pr. Edson Rosendo de Azevedo, do púlpito da Primeira Igreja Batista Reformada em Caruaru, no domingo, dia do Senhor, 11/11/2012. Foi baseado em Lucas 24:44-49 e foi dividido em Três pontos, que responde à seguinte Pergunta: Como Jesus Exalta as Escrituras?

          1- Ao Dizer que Elas São Infalíveis 
          1.1 - Todo Antigo Testamento Profetizou Acerca de Jesus
          2 - Ao afirmar que Ela só pode ser entendida mediante a Ação Divina
          3 - Ao Ordenar a continuidade da Pregação das Escrituras
          3.1 - Os Crentes São os Operários Dessa Tarefa
          3.3 - Somos Ordenados a Pregar no Poder do Espírito

Nenhum comentário:

Postar um comentário