segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Como Reagir em Meio as Injustiças Recebidas

Ressentimento ‒ jogue esse lixo no lixo

      Quando somos feridos, naturalmente sentimos a dor. Porém, é possível sentir a mesma dor apenas se lembrando do momento e das circunstâncias em que fomos feridos. Dessa forma, e somente com um episódio desagradável, uma reprodução dele se processa. Para isso, basta lembrar o episódio, como se desenrolou, quais palavras foram pronunciadas na ocasião, em que tom alguém nos falou, e coisas do tipo, e a cada lembrança dele novamente somos feridos e feridos e feridos. A isso se dá o nome de ressentimento. 
      Quer dizer: não basta a dor do momento, e ainda ficamos sentindo, e sentindo, e sentindo e sentindo... isto é, ressentindo. E em cada vez que ele sente, novas feridas são abertas e a antiga é alargada, agravada. Por isso Tiago alertou que a raiz da amargura, brotando, perturba aquele que fica ressentindo a dor. Quando nesse estágio, o crente fica sujeito aos maiores prejuízos: (a) fica sem comunhão com o irmão, (b) fica sem comunhão com Deus, porque está sem comunhão com o irmão, (c) prejudica a comunhão da igreja, (d) começa a falar do irmão "ofensor" a um e a outro, fazendo mexerico e intriga, (e) e faz crescer o fermento no meio da irmandade, prejudicando a unidade, que é aquela característica que Jesus se esforçou para nos dar condições de praticá-la. 
      O ressentimento ainda traz sérios prejuízos ao humor do crente e ele fica prejudicado nas relações domésticas, profissionais, entre amigos. O ressentimento é capaz de trazer ainda sérios danos à saúde, com erupções, dores nos ossos, mal estar, vômitos, inapetência, apatia, indiferença, amargor. A solução é a reconciliação com o "ofensor", com a prática da confissão e do perdão, isto é, as bases da fé cristã. 
      Portanto, que ninguém guarde qualquer tipo de ressentimento.
      Esse sermão foi proferido pelo Pr. Edson Rosendo de Azevedo, do púlpito da Primeira Igreja Batista Reformada em Caruaru, no domingo, Dia do Senhor, 28/10/2012 e foi baseado em I Pedr 3:12-17.
Faça AQUI o DOWNLOAD do ÁUDIO do SERMÃO em WMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário