quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Os Juízos Parciais de Deus e o Juízo Final

           Esse sermão foi proferido pelo Pr. Edson Rosendo, pastor da Primeira Igreja Batista Reformada em Caruaru, no domingo, Dia do Senhor 19/08/2012. Foi baseado em Lucas 23:27-31 e foi dividido em dois pontos: O Juízo Parcial de Deus e O Juízo Final de Deus.
          O juízo de Deus acontece quando sua santidade é afrontada pelo pecado do homem. Todas as vezes que a santa lei de Deus é desobedecida, a santidade de Deus é ferida, e, por ser santo e justo, e ainda por não poder deixar a culpa ficar sem castigo, é imperativo que Deus julgue o pecado cometido e aplique a penalidade cabível.
          Na verdade, como todo pecado é capital, o que Deus deveria fazer era aplicar a plenitude da pena imediatamente, mas nem sempre Ele age assim. Sua paciência posterga seu juízo na maioria dos casos, pois Deus conhece as fraquezas dos homens. Mas isso não significa que Ele não julga o pecado ainda nesta vida. Julga sim. A diferença é que Deus não aplica a plenitude da penalidade, mas julga apenas parcialmente na maioria esmagadora dos casos. Se assim não fosse, todos já teriam morrido, porque todos são pecadores.
          Ele julga parcialmente e aplica a penalidade parcialmente, por isso que o pecador ainda permanece vivo, nesta terra. Mas chega a hora quando Deus aplica a penalidade plena, e o pecador morre e vai para eternidade de perdição. Para esse, a plenitude do julgamento já chegou.
          Deus também estabeleceu um dia em que há de julgar em definitivo todos os pecados – é o juízo final. No dia seguinte a esse dia, nenhum pecado terá ficado sem receber sua penalidade plena. Qualquer que seja o juízo de Deus, ele deve ser temido, pois juízo é sempre algo revestido de horror e dor. 
          A consciência de todos os homens acusa o momento desse confronto do acerto de contas, mesmo daqueles que dizem não crer. A própria evidência de erros e acertos aponta para o momento de um acerto final. Nenhum homem é tolo para deixar de crer nessa verdade. E o juízo final será sem misericórdia. Por isso que todos os profetas e apóstolos do Senhor clamaram: "Fugi da ira vindoura!". E os pregadores fiéis dizem aos quatro cantos do mundo: "Corram para Jesus, a fim de que Ele pague a conta de vocês. Do contrário, perecerão, pois Jesus é o único que tem condições de pagar diante de Deus a conta do pecador!".

Nenhum comentário:

Postar um comentário