terça-feira, 29 de novembro de 2011

A Igreja Que Mata os Profetas e a Palavra

Assassinato no Meio do Povo de Deus
Na fauna, há mães que matam ou rejeitam seus filhotes, algumas por razões conhecidas e outras por razões desconhecidas. No gênero humano, há mães que também matam seus filhinhos ou os rejeitam. Em qualquer caso, isso causa grande dor nos que tomam conhecimento, pois como rejeitar e matar o filho das próprias entranhas? É um paradoxo, uma contradição sem qualquer medida, sem qualquer classificação, principalmente quando não se trata de pessoas loucas ou com distúrbios fortes no senso.
Porém, como classificar aqueles que matam os enviados do Senhor, que são portadores das maiores e insondáveis riquezas que existem?
A história dá conta que incontáveis profetas do Senhor foram mortos, que apóstolos e pregadores sem conta foram mortos, a maioria esmagadora de forma violenta, bestial, traduzindo todo o ódio que seus algozes sentiam. Mas, por quê? Porque eles foram portadores da verdade de Deus, a verdade que é contrária à forma de viver do mundo. E a verdade é tão chocante ao modo de viver do mundo que a única forma de reação é aquela que deriva em morte.
O povo de Israel matava seus profetas, levantados por Deus dentre eles mesmos, como a ursa que mata os seus filhotes. Mas também a igreja tem matado os profetas do Senhor, os pregadores da verdade, que se levantam e denunciam o pecado do povo, exigindo dele o arrependimento como causa de fugir da ira vindoura.
Mas há outro modo sutil de assassinato dentro da igreja: ao invés de matar os profetas, mata-se a Palavra de Deus. Como? Há igrejas que se acercam de pregadores falsos, que lhes preguem o que gostam de ouvir: fábulas, fantasias, quimeras, ilusões, como que sentindo coceira nos ouvidos, ansiosa para ouvir mentiras que não lhes incomodam no status quo do pecado em que vivem. Compram pregadores falsos e se juntam a eles para assassinar a Palavra de Deus. Para esses que desprezam a verdade, até a oração que fazem é abominável a Deus, pois a igreja que seria para a vida, se transformou em igreja para a morte.
Essa é a base do sermão do domingo, Dia do Senhor, 27/11/2011, proferido pelo Pr. Edson Rosendo de Azevedo. Segue a série de pregações do livro de Lucas. A parábola dos rendeiros, trabalhadores infiéis e desonestos. São duas lições que essa parábola nos ensina:
1) Os Crentes Têm Assassinado os Pregadores da Palavra de Deus;
2) Os Crentes Têm Assassinado a Própria Palavra de Deus.

Um comentário:

  1. Irmãos, o que houve com as postagens? Há um bom tempo que nada foi colocado! A Palavra de Deus tem sido exposta com fidelidade aqui!

    ResponderExcluir