sábado, 22 de outubro de 2011

Jesus Consola os Que Sofrem por Causa da Fé

A ética cristã nas adversidades
As pessoas que não temem a Deus, que não conhecem o Senhor Jesus Cristo, ao enfrentar as adversidades, contam apenas com os meios meramente materiais, e nunca recorrem a Deus de modo eficaz. Enfrentam as situações de crise, sem Cristo. Cuidam dos enfermos, à morte, sem Cristo. Passam dias e dias em hospitais, em sanatórios, em hospitais pinel, tudo isso sem Cristo. Resistem até onde suas forças suportam e depois sucumbem.
Quando nutrem alguma esperança, é sempre aquela esperança meramente humana, que pode dar certo ou não. Essas pessoas não suportam um desfecho trágico para suas causas, por isso cresce o número dos que atentam contra a própria vida, ou, no mínimo, perdem o sentido da vida.
Mas no caso do cristão a coisa é diferente. Aquilo que os homens chamam de adversidade, Deus chama de oportunidade quando se trata dos seus filhos. Aquilo que os homens chamam de tribulação, Deus chama de crescimento, no caso dos seus filhos, porque é exatamente isso que acontece. Nunca Deus está mais perto dos seus filhos quando estes estão em aflição, em adversidade, porque são esses momentos, esses períodos que mais Deus usa para lhes ensinar a esperança que não confunde e o crescimento que leva para cima.
É ensinando essa ética que o pastor da igreja em Jerusalém – Tiago – ensinava às suas ovelhas a considerar como motivo de grande alegria o fato de passarem por várias provações. O apóstolo ensinava nas suas cartas que o cristão se gloria nas próprias tribulações porque ele tem certeza de que a tribulação produz a tão apreciada perseverança. Essa, então, é a ética com que o cristão deve enfrentar as adversidades, as tribulações.
É inconcebível que um cristão, ao passar por várias provações, fique na lamúria, no lamento, no desespero, na desesperança, no questionamento diante de Deus, na síndrome do "por quê?". Nada disso representa o modo cristão de enfrentar as adversidades. Cristãos longe das Escrituras, longe da pregação, longe da oração, longe da adoração é que procede assim. Mas perguntamos: são cristãos mesmo? O cristão é aquele que age como cristão, que pratica a ética cristã no tocante às diversas situações da vida, sempre empregando a Palavra de Deus.
Sermão do Pr. Edson Rosendo, no domingo 16/10/2011, baseado em I Pedro 1:1-5 e dividido em dois pontos:
1) O Crente tem uma viva esperança
2) O Crente Tem Uma Herança Permanente 

Nenhum comentário:

Postar um comentário