terça-feira, 23 de agosto de 2011

Estágios da Escalada Cristã


Sermão proferido pelo Pr. Edson Rosendo de Azevedo, no domingo, 21/08/2011, baseado em Lucas 18:31-34 e Dividido em três partes:
1) Estágio das Adversidades;
2) Estágio da Vitória;
3) Estágio da Pouca Compreensão.

Por vezes sem conta Jesus instruiu seus discípulos sobre os estágios que cada um teria que passar a partir do momento da salvação.
Inicialmente, na chamada eficaz, eles seriam capacitados a deixar – quando fosse o caso – família, emprego, empresa, trabalho, estilo de vida para seguir a Jesus. Nesse estágio, eles deveriam manifestar toda responsabilidade em tomar o genuíno leite espiritual a fim de crescerem e se tornarem adultos na fé.
À medida que fossem crescendo, Jesus lhes afirmou que seriam capacitados a sofrer escárnios, afrontas, açoites, prisões, e que à medida que avançassem, estariam dispostos até a perder a vida, caso esta fosse confrontada com os interesses do reino de Deus. Nesse segundo estágio, as adversidades seriam crescentes, como a formar os crentes na universidade da provação. A fé seria fortalecida e, por quererem viver de forma piedosa, seriam duramente perseguidos. Jesus foi o exemplo maior desse estágio de adversidade, quando sofreu até à morte, e morte de cruz. Ele deixou a sua glória, não se apegando à condição de Deus, ao conforto da glória, mas desceu, encarnou, viveu como homem, por fim sendo entregue nas mãos dos pecadores para que estes tripudiassem com o seu santo nome e por fim o crucificassem.  Constantemente ele lembrava esses fatos aos seus discípulos, a fim de encorajá-los a imitá-lo em tudo. Jesus lhes disse: “se perseguiram a mim, também perseguirão a vós, pois o discípulo não é maior do que o seu Senhor”.
Finalmente Jesus afirmou que todo esse sofrimento por causa da sua Palavra seria coroado com a ressurreição. Ele ressuscitou e os crentes também ressuscitarão. Primeiro sofremos com Ele e só depois seremos glorificados, com Ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário