segunda-feira, 25 de julho de 2011

Por Que a Igreja Cultua?

O Trabalho de Deus Para Receber Adoração de Pecadores

Deus é adorado no céu e fez o homem, colocando-o sobre a terra para que este também o adorasse. A queda interrompeu a adoração do homem. A partir daí Deus teve todo um trabalho para reabilitar o homem, dando-lhe novamente condições de adorá-lo, não porque Deus precise de adoração, não porque a nossa adoração acrescente alguma coisa a Deus, mas porque é nosso dever e acima de tudo, porque Ele resolveu nos dar esse alto privilégio.
Sendo assim, Deus começou resgatando um povo para tal, redimindo-o e dando-lhe poderosa salvação. Isso ocorreu com Israel, na antiga aliança, e com a igreja, na nova aliança. Deus tratou, então, de remover todos os obstáculos que se levantavam contra a adoração ao seu nome.
Satanás, o cobiçador de adoração, inimigo número um dos adoradores de Javé, foi vencido. Os outros pecadores, não convertidos, os idólatras, que criaram uma adoração paralela, e que também odeiam que homens adorem a Deus, foram também descartados, relegados ao ridículo, denunciados como adorando o pau e a pedra no lugar de adorar o Deus vivo e verdadeiro.
Removido o poder dos inimigos, Deus tratou de estabelecer as regras do culto, a liturgia, dizendo que o culto só seria aceito se fosse da forma como Ele prescreveu. No antigo testamento a lei cerimonial prescrevia como o culto deveria acontecer. No novo testamento, as suas páginas tem a autoridade final acerca da liturgia do culto.
Uma adoração, hoje, que não segue o novo testamento, não será uma adoração em verdade [conforme a verdade revelada no novo testamento]. Além da liturgia externa, há uma liturgia interna que Deus também exige: um coração renascido, purificado de pecados e vivendo em obediência à sua Palavra. Todos os adoradores do Senhor devem estar vivendo em santidade, pois do contrário, estão afrontando o Santo dos santos.
Finalmente, o vínculo da perfeição, Jesus e o seu sacrifício. O culto só é possível de ser realizado porque o Sol da justiça desceu do alto, visitando o seu povo e se interpondo entre ele e Deus, transformando pecadores em adoradores. Deus, portanto, teve um altíssimo custo para que pudéssemos novamente adorá-lo.
Sermão proferido pelo Pr. Edson Rosendo, por ocasião do aniversário de 11 anos da Igreja Batista Reformada em Caruaru e de seu ministério. O texto base é Lucas 1:67-79; e o sermão responde a uma pergunta: Por Que a Igreja Cultua?
1 Porque Deus Levantou um Povo Especial Para Cultuá-Lo;
2 Porque Deus Fez os Preparativos Para o Culto Ideal;
3 Porque Deus Permite a Realização do Culto;
4 Porque Deus Centralizou Jesus no Culto.                     

Nenhum comentário:

Postar um comentário